Família autoriza e Hospital São José capta órgãos de idoso
Homem de 62 anos teve morte encefálica,. Foram captados rins e globo ocular
A família de um homem de 62 anos que teve morte encefálica, autorizou a doação dos órgãos. Com a decisão, a Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José de Criciúma pôde captar, na madrugada desta quarta-feira, 18, os rins e o globo ocular.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A cirurgia aconteceu no hospital, sendo a 9ª captação de múltiplos órgãos de 2022. Durante o procedimento, a enfermeira da CHT, Morgana Carboni Alberton, foi quem auxiliou os médicos captadores da Central de Transplantes de SC, Leandro Belina, com o apoio do médico residente Murilo de Moraes.
Conforme Morgana, a equipe do CHT foi quem informou e conversou com a família sobre a importância da doação de órgãos e fez a abordagem sobre o assunto. “Mesmo em meio a dor, pode compreender sobre a importância de realizar a doação de órgãos e aceitou a captação”, disse ela.
Saiba mais
No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica. Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão. Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.