Notícias de Criciúma e Região

Falta de licença prejudica pesca da tainha no Sul do Estado

Aproximadamente 25% dos pescadores receberam a licença para realizar a pesca

Pelo menos 25% dos pescadores entre Imbituba e Passo de Torres, já estão com a licença em mãos para a pesca de arrasto da tainha. A informação foi confirmada pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-33, Rogério Feliciano Cardoso, o Abacate. A safra do peixe iniciou no dia 1º de maio e vai até o dia 31 de julho.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com o presidente, os pescadores da região pescavam sem licença há alguns anos, sempre contando com liminares cedidas por juízes. Apesar disso, foi publicado uma portaria em março deste ano regularizando a pesca com a utilização de embarcações com motores de potência máxima de 90 hp, método utilizado na Região Sul. Essa medida vale apenas para os pescadores que operam entre Passo de Torres e Imbituba.

“O governo prometeu que até o dia 1º de maio todas as licenças iriam estar com os pescadores. Porém isso não aconteceu. Temos apenas 25% dos pescadores da região com essa licença em mãos”, explica Abacate.

Apesar do atraso, a expectativa para a safra é positiva. “As previsões são boas. Estamos otimistas que irá dar muita tainha até o final de julho”, ressalta o presidente.

Você também pode gostar