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Fake news contra agência de Criciúma e Florianópolis ataca Governo Moisés

 “É inaceitável que brigas políticas levantem acusações falsas e tentem macular a imagem de uma empresa que se colocou à disposição do Estado, emprestando sua expertise e seu trabalho para preservar vidas e o bem-estar dos catarinenses”

“A pandemia de coronavírus antecipou a necessidade de comunicação direta e em massa com a população no intuito de informar as medidas tomadas e as políticas públicas para contenção e tratamento da doença em território catarinense, com a nobre missão e a responsabilidade de salvar vidas. ”

Os trechos acima foram extraídos de duas notas oficiais emitidas nesta sexta-feira, 27, após a circulação de informações falsas via redes sociais que atacam o Governo do Estado de Santa Catarina,  a  Ápice Comunicação de Criciúma e ONEWG Multicomunicação de Florianópolis.

Uma arte Fake News foi criada com os seguintes dizeres: “Esquemão do Governador Moisés”, onde mostra a fachada da Ápice  em estado de abandono. Só que a imagem não condiz com a realidade. A Ápice Comunicação esclareceu o fato apresentando imagens de sua real fachada e reprovou quem cometeu tal crime. “É inaceitável que brigas políticas levantem acusações falsas e tentem macular a imagem de uma empresa que se colocou à disposição do estado…” diz .

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A escolha das agências Ápice Comunicação e ONEWG para uma campanha emergencial aconteceu após as duas empresas abrirem mão de toda a verba de criação e comissão de mídia. “A Ápice entendeu que não era momento de “fazer negócio”. Devolvemos o pedido de orçamento informando a intenção de realizar esse trabalho de forma voluntária, abrindo mão de qualquer custo para criação ou qualquer tipo de comissão”, disse em nota a direção da agência, mesma atitude da  ONEWG.

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Também em forma de nota o governo do Estado de Santa Catarina se pronunciou dizendo que “a campanha segue rigorosamente, com todas as exigências jurídicas, éticas e morais em vigor. Num momento em que o Governo aliado à sociedade  trabalha, incansavelmente para preservar a saúde e a vida dos catarinenses”.

Segue na íntegra a nota da Ápice Comunicação e do Governo do Estado

NOTA OFICIAL ÁPICE COMUNICAÇÃO

Diante das fake news e insinuações levianas e criminosas de irregularidades acerca do contrato de emergência entre o Governo de Santa Catarina e a agência Ápice 360° (FLB Publicidade e Propaganda), queremos restabelecer a verdade.

– A Ápice 360° está na disputa da licitação das agências de publicidade que atenderão o governo, licitação esta que ainda está em curso.

– Por conta disso, a agência recebeu (assim como todas as agências de SC que participam do lote da saúde na licitação do governo) um pedido de orçamento para criar, de forma emergencial, a campanha de orientação e prevenção ao Corona Vírus. Tal pedido ocorreu no dia 17/03, em pleno caos e situação de emergência decretada.

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– A Ápice entendeu que não era momento de “fazer negócio”. Devolvemos o pedido de orçamento informando a intenção de realizar esse trabalho de forma voluntária, abrindo mão de qualquer custo para criação ou qualquer tipo de comissão. Outra agência, de Florianópolis, fez o mesmo. A Ápice ficou então responsável pelo trabalho digital, levando informações e orientações aos catarinenses através de conteúdo criado e patrocinado nas redes sociais, bem como contratação de ferramentas que permitem a equipe de comunicação do governo monitorar as dúvidas dos catarinenses e responder a esses questionamentos.

– É inaceitável que brigas políticas levantem acusações falsas e tentem macular a imagem de uma empresa que se colocou à disposição do estado, emprestando sua expertise e seu trabalho para preservar vidas e o bem-estar dos catarinenses.

– Cada uma das acusações feitas serão judicializadas, porque não aceitamos esse jogo sujo.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO GOVERNO DE SC

Alinhado à política de austeridade, o Governo do Estado informa que não realizou investimentos do orçamento disponível e aprovado pela sua LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, em publicidade e propaganda durante todo o ano de 2019 e nos primeiros dois meses de 2020. Uma licitação está em andamento no Estado para a seleção de agências a fim de melhor informar a sociedade a respeito de serviços públicos e prestar contas ao cidadão dos atos do Governo, atendendo a uma exigência constitucional.

A pandemia de Coronavírus antecipou a necessidade de comunicação direta e em massa com a população no intuito de informar as medidas tomadas e as políticas públicas para contenção e tratamento da doença em território catarinense, com a nobre missão e a responsabilidade de salvar vidas. Conforme parecer da PGE, trata-se de tema extremamente sensível e urgente, que não pode aguardar o regular rito processual diante da obrigação de proteção da coletividade e enfrentamento da emergência de saúde pública.

Amparado pelo Art. 24, IV da Lei Federal n. 8.666/93, foi feita a dispensa de licitação para contratação de agências de publicidade em caráter emergencial, com o apoio irrestrito dos veículos de imprensa que estão divulgando até 50% do seu conteúdo de forma espontânea e gratuita.

Participaram desta seleção as empresas de Santa Catarina que já concorrem no processo licitatório do Governo do Estado, especificamente no lote da Saúde. O critério utilizado para contratação é o de menor remuneração, de forma que as agências vencedoras zeraram o custo de honorários e o comissionamento de mídia. Ressalta-se ainda que os contratos têm um valor limite, ou seja, não podem ultrapassar o teto estipulado, mas podem ser inferiores ao projetado.

A campanha segue, rigorosamente, todos as exigências jurídicas, éticas e morais em vigor, num momento em que o Governo, aliado à sociedade catarinense, trabalha, incansavelmente, para preservar a saúde e a vida dos catarinenses.

 

Legenda foto de capa: Atual fachada da Ápice Comunicação

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