Exposição Coletiva de Artistas encerra a temporada do Cultura Acic
Estarão reunidas obras de artes plásticas, tapeçaria, fotografia, esculturas e arte em mosaico
Unir artes plásticas, tapeçaria, fotografia, esculturas e arte em mosaico. Esse é o propósito da Coletiva de Artistas, a última exposição desta temporada do Cultura Acic, que será aberta nesta terça-feira (12), às 19h30, na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma e terá visitação gratuita, a exemplo das demais iniciativas do projeto.
“O Cultura Acic tem como forte característica aproximar a comunidade em geral das manifestações artísticas e culturais da nossa região, como forma de valorizar os talentos locais e ampliar o acesso à cultura”, enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Desta vez, o público poderá apreciar trabalhos dos artistas Cleusa Soares, Dudu Rodrigues, Elke Hülse, Gil Galant, Heloísa Helena Borges, Luciano Martins, Manas Bonetti e Tonico Alvares. Serão mais de 25 peças em exposição, quadros, esculturas, fotos, mosaicos, entre outros trabalhos.
“Em todos esses anos do projeto, tivemos o privilégio de apresentar diferentes formas de arte e receber artistas de talento indiscutível. Agora, temos a honra de reunir alguns deles nessa coletiva, que certamente irá encantar o público”, declara Iara Gaidzinski, coordenadora do Cultura Acic.
Os artistas
Cleusa Soares (artes plásticas) – Nascida em Pelotas (RS), estudou desenho e pintura com Nesmaro, professor da Escola de Belas Artes. Participou de várias exposições, entre elas, uma coletiva no Museu do Louvre, em Paris. É especialista em naturezas mortas.
Dudu Rodrigues (artes plásticas) – Nascido em São Paulo e atual morador de Criciúma, apresenta como principal característica de seus trabalhos a busca pela expressão da emoção através da postura do corpo e não da face. Outro destaque é a procura por transmitir sentimentos de felicidade. Isso explica por que grande parte dos quadros é produzida com cores alegres e vibrantes.
Elke Hülse (tapeçaria) – Natural de Blumenau, é tapeceira, artista visual, pesquisadora e professora. Participou de exposições coletivas na China, Escócia, Estados Unidos, França, Itália, Hungria, Espanha, Argentina, Austrália, Sérvia, Ucrânia, México e Brasil. Realizou exposições individuais no Brasil, nas cidades de Blumenau, Itajaí, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú e Criciúma. Vive e trabalha em Criciúma.
Gil Galant (escultura) – Artista plástico criciumense, autodidata, desde muito jovem percebeu que seu mundo extrapolava o cotidiano. Aprendeu ourivesaria, trabalhou como artesão desenvolvendo joias em ouro e prata, e logo descobriu na habilidade para escultura em madeira sua principal forma de expressão. Suas obras transpassam o movimento, encontro e momento. Sem preceito único, estampam sentimentos de ocasiões humanas e conjuntura de cenas entre relações pessoais.
Heloisa Helena Borges (artes plásticas) – Artista visual nascida em Criciúma, autodidata, pesquisadora de materiais e técnicas inusitadas. Telas e escultóricos permeiam sua arte, demonstrando domínio plástico impecável. Participa de mostras individuais anuais no Brasil e exterior, em salões e galerias nacionais e internacionais. Realizou 11 mostras individuais nos Estados Unidos, tendo criado um réquiem ao “Sept 11”, instalação denominada “Tribute To America”.
Luciano Martins (artes plásticas) – Com traços lúdicos, cores vibrantes e temas otimistas, Luciano Martins desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração. Em duas décadas de pintura, soma mais de 120 mostras em seu currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina.
Manas Bonetti (arte musiva) – Marielle e Michelle Bonetti, irmãs gêmeas, naturais de Urussanga, iniciaram em 2000 seus estudos e a prática na arte dos vitrais. Posteriormente, conheceram e se especializaram na arte musiva, dedicando-se a projetos em mosaico artístico e a iniciativas no âmbito da formação profissional nessa arte. Em parceria com fornecedores da região Sul catarinense, estimulam a experimentação e o desenvolvimento da produção nacional de novos materiais e matérias-primas especiais para a produção musiva.
Tonico Alvares (fotografia) – Fotógrafo, Tonico transita entre o jornalismo e as artes plásticas. Ao longo da carreira, colaborou com diversos periódicos e publicações, além de ter seu trabalho reconhecido com exposições em instituições culturais entre Brasil e Europa. Hoje, se dedica à produção autoral, principalmente em grandes formatos.