Notícias de Criciúma e Região

ExpoMais celebra a transformação em Criciúma

Com pautas voltadas ao futuro do trabalho, evento movimentou sede da Acic nos últimos dois dias

Tendo como tema norteador “O futuro do trabalho – sua relação com o trabalho é a chave da inovação”, a ExpoMais 2024 encerrou na noite desta quarta-feira (23). A oitava edição do evento, que iniciou nesta terça (22), movimentou a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Profissionais, gestores, empresários, empreendedores e estudantes participaram das diversas atividades, elaboradas pela organização do evento.

O segundo dia contou com mais três palestras, proferidas por Alexandre Wiggers, Samuel Pessôa e Clóvis de Barros Filho, também três momentos de Expoideas, com Aldo Garcia, Fabio Bigolin e Erick Marques Isoppo e outras atividades.

O professor doutor Clóvis de Barros Filho proferiu a última palestra da oitava edição e provocou o público a refletir sobre o tema. “Quando nós pensamos em amor, o trabalho não é a primeira coisa que vem à cabeça. Lembramos dos romances, da família, da maternidade, da paternidade, da filiação, até mesmo de amores já vividos. E a palavra amor se estendeu para além das outras pessoas. Então, o amor ao trabalho é mais incomum”, lembrou.

“A filosofia se interessou pelo tema. Então, vou pegar três grandes concepções do amor e vou mostrar que as três permitem uma reflexão sobre o mundo do trabalho”, avisou Clóvis de Barros Filho antes de abordar o tema de forma muito bem humorada, provocando risadas e o engajamento do público.

Governança

O segundo dia do evento  foi aberto pela participação on-line do executivo Alexandre Wiggers, CEO da Condor. Em sua fala, sobre o futuro da indústria, Wiggers ressaltou o papel da governança.  “Trago um olhar diferente daquilo que a maioria tem falado, com foco em governança. Acredito muito que o futuro das indústrias, principalmente aquelas familiares, passa pela mudança no modelo de gestão e por uma governança bem feita”, afirma.

“Falamos sobre isso, sobre gestão de pessoas, gestão de crise, plano e oportunidades de negócios e automação, mas o foco foi a governança, A governança bem alinhada, ajustada, organizada tende a empurrar a companhia para boas decisões”, reitera.

Economia

Proferida pelo economista Samuel Pessôa, a segunda palestra do dia abordou a economia brasileira, fazendo um resgate histórico dos cenários econômicos no país desde 1900 até os dias atuais, apontando também as oportunidades de negócios e o cenário futuro.

A programação contou ainda com espaços de Expoideas, entre outras atividades. “Foram dois dias de muito conteúdo e experiência. Preparamos um espaço propício para os participantes conhecerem coisas novas, conversarem com pessoas diferentes, com diversos setores reunidos para troca de ideias. Muitas vezes, temos um problema em casa ou no trabalho e quando a gente conversa com o outro, fica tudo mais leve. Acreditamos que o conhecimento transforma, o conhecimento é transformador. O que esperamos e desejamos é para que as pessoas saiam daqui transformadas”, fala em tom de otimismo, Danielle Zabotti, coordenadora do projeto, responsável pela Comunicação e curadora de conteúdo e experiência da ExpoMais.

Participando pela primeira vez da ExpoMais, a analista de projetos Fernanda Vargas considerou o evento enriquecedor. “Todas as propostas que estão vindo, voltadas para a saúde mental do trabalhador. Tempos modernos, trazendo a inteligência artificial para o nosso cotidiano. Me trouxe muito conhecimento e acredito que vai agregar em meu dia a dia”, disse ela.

“A ExpoMais está surpreendendo a cada edição, cada vez melhor, e para nós é importante porque é sempre um crescimento. E a busca do conhecimento faz parte, não tem mais como fugir disso”, destacou o consultor de gestão de liderança, Mateus Meller De Luca.

Você também pode gostar