Expomais 2018 movimentou Criciúma com programação intensa e de alto nível

Criciúma foi palco da terceira edição da Expomais – Encontro Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia. O evento, que ocorreu na Acic, contou com a participação de profissionais de toda a parte do Brasil, além de palestrantes de renome nacional e internacional, que compartilharam suas experiências com temas como nanotecnologia, economia criativa, transformação digital, improviso, criatividade, entre outros.

Nomes como Martha Gabriel, Marcio Ballas, Ana Carinha e Arthur Igreja passaram pela Expomais durante os dois dias de evento. Como palestra internacional, o evento recebeu Paulo Bago D’UVa, que veio diretamente da Europa para falar sobre Design.

Segundo Paulo Bago D’UVa, o evento surpreendeu pela diversidade de áreas entre os profissionais participantes, além da união de setor empresarial e comunidade acadêmica. “Em Portugal, essa junção sempre é muito burocrática. Em Criciúma a realidade é outra, o trabalho é extremamente permeável. Além disso, o público eclético cria situações de provocação. É nesse cruzamento de ideias que nascem novas formas de se projetar a sociedade”, comentou.

O membro do comitê gestor da Expomais, Timóteo Paes de Farias, comenta que a sensação é de dever cumprido. “Tivemos feedbacks muito positivos, principalmente de nossos palestrantes, de que esse é o caminho para manter essa sinergia entre instituições de ensino, o meio empresarial e a comunidade. Além disso, os temas também foram muito elogiados, com palestras como a da Ana Cainha, que trouxe exemplos de possibilidades que nós temos na região e que, muitas vezes, não reconhecemos”, afirmou.

Entre os participantes estava Daniel Espíndula, que veio de Tubarão para participar do encontro. Daniel é design na empresa Trier Comércio de Software LTDA e veio para a Expomais com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no evento. “Além de ter a oportunidade de ouvir grandes profissionais como o Márcio Ballas, que para mim foi a melhor das palestras, a ideia é levarmos essas informações aos nossos colegas da empresa. Também criamos diversas oportunidades, conhecendo outros profissionais e garantindo um networking de qualidade”, afirmou.

Game de aplicativo inovador

Ao fim do evento, ela ganhou uma bolsa de pós-graduação. Tatiane Ricardo, que trabalha na área Administrativa da URC, nem acreditou. Ela garantiu uma especialização por meio do game que ocorreu no aplicativo da Expomais. A ação foi pioneira na região, e, segundo Tatiane, trouxe uma experiência diferenciada aos participantes. “Interagir com outros profissionais, trocar conhecimento, e ainda ganhar uma bolsa de estudos? Foi espetacular! Só tenho elogios para o evento. E que venha 2019”, brincou Tatiane.

Junto com ela, sua colega de trabalho também garantiu uma bolsa de estudos. “Essa interação junto à tecnologia tem tudo a ver com o evento. Além de conhecimentos únicos, também tive a sorte de ser uma das pessoas com mais pontuação. Não esperava por isso, estou muito feliz com toda a experiência”, comentou Ana Paula Machado.

O aplicativo, pioneiro na região, proporcionou aos participantes acesso à programação, contato com outros profissionais, envio de perguntas durante as palestras e a participação no game, onde a interação era a base de pontos.

Atividades paralelas foram atração à parte

Além de contar com palestrantes que são referência em suas áreas, a Expomais também trouxe atividades paralelas. Os participantes puderam ter experiências práticas, participar de debates junto à profissionais diversos, além de se inspirar com cases de sucesso e ter contato com os showrooms das cocriadoras, que tiveram um espaço reservado no evento para mostrar um pouco mais do trabalho que elas desenvolvem.

Entre os nossos ministrantes do LabMais, em que os participantes aprendem na prática, esteve Leonardo Alano. Ele tem um projeto superbacana, o The Fools Imersão, em que o participante adquire uma língua nova na prática, por meio de vivências. Segundo ele, esse tipo de experiência tem ganhado espaço entre o mundo empresarial, já que o processo de imersão é muito mais natural. “Os participantes absorvem de forma dinâmica e leve por meio das atividades, um auxiliando o outro. No acampamento do The Folls se cria quase que um ambiente de família. É como se fossem crianças aprendendo um novo idioma. Eles passam de 1 a 30 dias com a gente e veem que a língua não é um bicho de sete cabeças, ela é simplesmente comunicação, e para fazer isso é bem simples, há diversas maneiras”, comenta Leonardo.

Saiba mais

O encontro ocorreu na Acic, em Criciúma, focado nas tendências de mercado das áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia. Ele é uma cocriação entre entidades empresariais e instituições educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos únicos de conhecimento, que navegam entre os conteúdos apresentados pelos seus palestrantes. São elas: Acic, CDL de Criciúma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. A Expomais tem inúmeros apoiadores, sendo apresentada pela Betha e Sicredi.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.