Exemplo: gari acha carteira no lixo e devolve
"O que não é meu, não faz bem pra mim", disse o coletor, Marcos da Silva, 47, conhecido como "Fininho"
Um coletor de lixo de Florianópolis achou, em meio a descartes, a carteira de um iraniano, com dinheiro, enquanto realizava a coleta na região da Lagoa da Conceição e usou as redes sociais para achar e combinar a devolução ao dono. Além de documentos pessoais, havia carteiras de vacinação e R$ 940 em espécie no interior do objeto.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O proprietário é Amir Farokhdad. Ele perdeu a carteira há um mês e já não estava sequer no estado quando o profissional estabeleceu contato. Embora o proprietário não estivesse mais no Brasil, o item foi entregue a um amigo do turista.
Entenda a história
Marcos da Silva, 47, conhecido como “Fininho”, conta que ele e outros colegas realizavam a coleta no último dia 20 de junho, logo no início do turno, quando percebeu o objeto no fundo de um contentor de resíduos, próximo a uma pousada.
Marcos achou Amir em uma rede social no mesmo dia, em 20 de junho, e mandou mensagens em português e persa, com auxílio de um tradutor online. O turista agradeceu e indicou um amigo da capital para receber a entrega. O gari foi de moto até o Bairro Tapera, no Sul da Ilha, levar os pertences.
“Na hora que caiu do contentor, parecia que [a carteira] estava dizendo: ‘Estou aqui’. Nesse dia, eu estava precisando de dinheiro, não tinha R$ 1 no bolso, mas não ia ser com esse dinheiro que eu ia resolver as coisas”, disse ele em entrevista ao G1.
Marcos mora em Palhoça, na Grande Florianópolis, e tem uma filha de 2 meses. “Eu devolvi porque tinha dono e tenho esse pensamento que, o que não é meu, não faz bem pra mim”, disse ele.