Ex-secretário da Fazenda presta depoimento à comissão que investiga o Criciumaprev

A Comissão de Investigação do Criciumaprev realizou na tarde de ontem, 18 mais uma oitiva em apuração de possíveis irregularidades no sistema de previdência do município. Robson Gotuzzo, secretário da Fazenda, nos anos de 2017 e início de 2018, foi ouvido. A CI da próxima semana será realizada na terça-feira, dia 25, e na quarta-feira, dia 26.

“O grande detalhe dessa conversa foi a identificação da centralização. Quem paga e quando paga. Ficou claro e evidente que existia saldo em caixa. Ficou evidente que deixou-se de pagar por uma decisão pessoal do prefeito”, ratificou o presidente da CI, vereador Julio Kaminski (PSDB).

O não pagamento das dívidas do Criciumaprev, segundo o ex-secretário, foi uma escolha entre o pagamento de duas dívidas, já que não haveria recursos para quitação de ambas. “Existiam bloqueios de ações trabalhistas, de precatórios, por isso que se buscava essa autonomia financeira para que o Município andasse”, pontuou Gotuzzo.

“Quando nós assumimos, cerca de dois ou três meses foram retidos de contribuição dos servidores e não repassados ao sistema previdenciário. Depois, colocamos a casa em ordem e pagamos essas contribuições, mas não pagando a parte patronal que foi alvo de parcelamento”, lembrou Gotuzzo, acrescentando que toda decisão é sempre do prefeito.

A Sessão seria destinada ainda para a oitava de Guilherme Tadeu Lorenzi Walter, da Lumens Assessoria que não compareceu à Casa devido a compromissos pessoais. Ele será ouvido na próxima terça-feira, dia 25. Já na quarta-feira, dia 26, será ouvida a procuradora do município, Ana Cristina Youssef, às 14h.

Auditoria

A auditoria do sistema previdenciário encomendada pela Comissão junto à PSW Auditorias deverá ser finalizada nesta quarta-feira (19/6) e apresentada aos parlamentares na próxima terça-feira.

“Deveremos fazer uma aceleração no processo para que ele seja concluído no próximo dia 15, como previsto. Esses três encontros serão realizados e depois a comissão se reunirá para formar os relatórios e sanar algumas dúvidas que possam surgir”, finalizou o presidente da CI, vereador Julio Kaminski.

 

 

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.