Ex- detentos possuem oportunidade para começar novamente

Condenados que já cumpriram suas penas no Presídio Santa Augusta e na Penitenciária Sul, e não tem para onde ir, mas querem uma nova oportunidade para mudar de vida, podem se hospedar na Casa do Egresso. Aberta oficialmente desde a última quarta-feira, dia 2, lá, os ex- detentos irão receber alimentação, assistência jurídica, social e psicológica enquanto providenciam novos documentos e até mesmo buscam por emprego.

“Eles estão livres, mas sem dinheiro, documento, emprego, sem contato com a família e acabam voltando para as ruas. A Casa do Egresso irá servir para evitar isto, e proporcionar uma segunda chance para estas pessoas, com a proposta de ressocialização para devolvê-los transformados para a sociedade”, explica o tesoureiro Pedro Manoel da Silva.

Suporte para os egressos

Por meio do Serviço de Pastoral Carcerária (Sepasc), sob o comando do padre Marcos Henrique Ferreira, do tesoureiro, Pedro Manoel da Silva e auxílio de uma equipe técnica, na Casa localizada no bairro Anita Garibaldi em Criciúma, o egresso irá ficar durante três meses.

“As pessoas serão encaminhadas e chegando na Casa, terão um suporte com alimentação, na reorganização de documentos pessoais e na descoberta de aptidões para os encaminhar ao mercado de trabalho. Vamos buscar parcerias com empresas na busca por empregos e durante este período se a pessoa não demostrar nenhuma iniciativa terá que buscar um outro caminho”, destaca o padre Marcos Henrique Ferreira.

Estrutura

Construída por meio de doações, trabalho voluntário e mão de obra proveniente de penas alternativas, a Casa da Egresso possui capacidade para atender 32 pessoas, com quartos, uma capela ecumênica, sala de estudo, ambiente de lazer, refeitório, cozinha e salão para convívio, sendo que neste primeiro momento irá receber somente sete homens por vez.

Ajuda

O local ainda precisa de doações para se manter, quem quiser colaborar com os serviços da Casa do Egresso e gostaria de se tornar parceiro, pode entrar em contato pelo telefone (048) 9 9917 5252.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.