Evento reúne estabelecimentos gastronômicos com diversas opções de pratos

Frio agradável, belezas naturais, bebida boa e muita comida. Esse é o cenário da 6ª edição do Festival Gastronômico Garopaba Sabor, evento que acontece do dia 15 até 31 deste mês e reúne os principais estabelecimentos gastronômicos de Garopaba. O objetivo é fomentar o desenvolvimento da economia local – desde restaurantes, hamburguerias, cafeterias, até mesmo o comércio – gerando atrativos para que moradores e turistas prestigiem o Festival.

Um destes atrativos é o preço, como explica o vice coordenador do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Garopaba (Acig) e proprietário do Ygarapaba Restaurante, Rodrigo de Mello. São 24 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, pizzarias, hamburguerias, restaurantes de comida japonesa, cafeterias, os quais vão oferecer pratos com valores diferenciados durante o Garopaba Sabor.

“Cada estabelecimento vai disponibilizar um prato com valor promocional. Alguns elaboraram pratos especiais para o Festival, outros baixaram o valor de um item já existente no cardápio. É uma variedade grande de estabelecimentos, então o público terá muitas opções, como lanches, sobremesas, aperitivos, pratos mais simples e comuns e até pratos mais elaborados, de alta gastronomia”, destaca Rodrigo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Outro atrativo são os ingredientes, já que o tema desta edição são os ingredientes locais. Por isto, além de muitos pratos com frutos do mar, os estabelecimentos também prepararam opções de receitas com banana, butiá, mandioca, farinha de mandioca, cachaça artesanal, entre outros.

A analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo, afirma que a proposta do evento é “valorizar e promover a gastronomia local por meio da diversidade de sabores, conceitos e apresentações de pratos, dos mais simples aos mais sofisticados”.

Ela também adianta que os estabelecimentos estarão identificados no guia geral do 6º Festival Gastronômico Garopaba Sabor, inclusive com fotos dos pratos e valores. Este guia estará disponível nos próprios estabelecimentos. Cada local também será identificado com um banner do evento ilustrado com a logo do Festival. Além disto, a cidade estará com material de divulgação nos postes.

Novidades desta edição

A 6ª edição do evento também está aliada à solidariedade. Para diminuir o impacto das necessidades básicas de pessoas com necessidades especiais, os estabelecimentos participantes vão destinar 5% do valor total adquirido com a venda dos pratos durante o Garopaba Sabor 2019 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garopaba.

Outra novidade é o Cartão de Prêmios. Ele tem espaço para seis carimbos, os quais devem ser de estabelecimentos diferentes. Ao completar um cartão com seis carimbos diferentes, o cliente terá o direito de trocá-lo por uma cesta de brindes contendo cerveja, espumante e vinho.

O 6º Garopaba Sabor é uma realização do Núcleo de Gastronomia da Acig, em parceria com o Sebrae/SC – por meio da Rota da Baleia Franca (RBF) – e com a Embratur. Conta, ainda, com o apoio do Governo Federal, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Garopaba, além da Bendicta Cerveja.

 

Rota da Baleia Franca

O Garopaba Sabor é uma ação que integra o calendário da Rota da Baleia Franca (RBF), fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna, com o objetivo de fortalecer o turismo de Inverno na região. Atualmente, a RBF é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Dados recentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), indicam que o turismo de Inverno no estado teve crescimento significativo entre 2011 e 2018. A Serra catarinense ainda é o destino mais visado pelos turistas, mas as regiões litorâneas que oferecem boa infraestrutura começam a se destacar.

“A questão é qualificação. Entre os atrativos para os visitantes, os que mais cresceram foram ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico. São itens que o Litoral Sul se especializou, principalmente nos últimos quatro anos, desde a implantação do projeto Rota da Baleia Franca”, lembra Ghizzo.

 Lista de estabelecimentos

Mais detalhes sobre os estabelecimentos participantes e outras informações podem ser obtidas através das redes sociais do evento. Basta procurar por “Garopaba Sabor” no Facebook e no Instagram. Confira abaixo a lista de estabelecimentos:

Amazon Tastes

Brotô

Cafeteria Silveira

Carmela Casa de Chá e Café

Casa do Padre

Corsodoro Pasta Fresca

Gelomel Gastronomia

Grano Pizzeria

Guna Madê Hamburgueria

H2O Sushi Bar

Jeferson’s Restaurante

Kiko Beiruth

La Kaninu’s Lanches

La Rural Restaurante e Bar

Mamanê

Parador Garopaba

Pirão da Fruta

O Tigrão Hambúrguer e Grelhados

Viva Marithime

Vivamo Enogastronomia

Ygarapaba Restaurante

Ygarashi

Z12 Pub Sushi

Zanoni

 

#festival gastronômico, #garobapa sabor, #pratos, home_destaque