Evento marca início das comemorações dos 100 anos da Escola Padre Miguel Giacca
Abraço a escola, caminhada e apresentações no Parque do Imigrante marcaram o início das celebrações de 100 anos da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca no Rio Maina em Criciúma
Uma data histórica exige uma comemoração a altura e nesta quarta-feira, dia 1º, a Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, no Rio Maina, deu um pontapé especial. Com uma abraço na escola e uma série de apresentações com a banda do 28ºGAC e a dupla Bruno e Shipe no Parque do Imigrante, os alunos, docentes e comunidade iniciaram a celebração dos 100 anos de existência da escola em Criciúma.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Temos feito uma série de eventos bem bacana, mas o mês de junho é o mês especial porque vamos chegar no dia do aniversário que é 29 de junho. Temos uma programação bem intensa. Hoje foi dada a largada com essa caminhada da escola até o parque com parceria da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Rocam e diversas entidades com o temo Justiça”, destaca a diretora do Giacca, Marilda Marcos Lopes.
Segundo ela, participaram do abraço, da caminhada e desse primeiro evento cerca de 400 alunos que estudam no período da manhã. No total, o Giacca possui 1.200 alunos. “Dia 29 vamos iniciar com uma carreata pelos principais bairros dos nossos alunos, em seguida teremos o tombo da polenta e a tarda a Rua do Lazer. A noite, então, encerramos com uma solenidade com a presença de diversas autoridades”, projeta Marilda.
Orgulho de ser Giacca
Dentre os alunos que participaram do ato, Jakson Joélcio Ferreira, de 16 anos, era um dos mais empolgados. Com um leve autismo estuda no 1º ano do Ensino Médio da Escola e é acompanhado pela professora Jaqueline Amorim. “Giacca é uma escola muito legal que tem muito simpatia. Eu gosto”, diz o adolescente. Quanto a caminhada ele é enfático: “Eu amei, pena que estou suado”, brinca.
O amor pela escola e o orgulho de ter feito parte da história da Escola é compartilhada por Clotildes Michels. Ela estava presente no evento, juntamente, com Carlos Bertoncini, Santina Manentti e Vilson Scardueli. Todos representando a primeira turma a se formar no, então, ‘ginásio’. Hoje chamado de Ensino Fundamental.
“Sou Giacca com muito orgulho. Isso define exatamente. Uma escola que sempre prezou pelo bem da comunidade mostrando o aprendizado do aluno. Sempre querendo o melhor para o aluno. Isso dentro com os professores e até com os pais. Uma escola exigente, mas sempre pensando no nosso futuro e ele chegou. São 100 anos de consagração de tudo que fizeram de bom”, comenta Clotilde.
Em 16 de dezembro de 1969, a turma de clotilde se formou, inaugurando o Ensino Fundamental no Giacca. “Na época só tinha essa escola, tinhamos a opção de estudar e até esperar pelo tal ‘ginásio’. Quando chegou, nossa turma foi consagrada com a primeira oportunidade. Hoje já estamos com 52 anos de formatura do ‘ginásio’. Muito orgulho”, finaliza.
A história
A história da Escola Padre Miguel Giacca inicia em 29 de junho de 1922, quando a professora Custódia Cardoso de Oliveira iniciou a atividade docente em sua própria casa no Rio Maina, alfabetizando e ao mesmo tempo ensinando a Língua Portuguesa. Em 1943, passou a funcionar como Escola Desdobrada. Tornou-se Estabelecimento de Ensino Oficial com o nome de Escola Reunida Carmela Dutra, em 4 de abril de 1949. Já em 1956 foi transformada em Grupo Escolar Padre Miguel Giacca. E em 1965 foi criado o Ginásio Normal Deputado Paulo Preis para funcionamento a partir de 1966. Foi transformada em Escola Básica Padre Miguel Giacca pelo decreto nº 10480 de 17 de novembro de 1971.
Veja mais fotos: