Evento celebrará colheita da uva

A programação e data da 10ª Vindima Goethe, evento que celebra a colheita da uva na região Vales da Uva Goethe, localizada no Sul de Santa Catarina e detentora de Indicação Geográfica de Procedência (IP), foram apresentadas no lançamento oficial promovido na tarde de terça-feira, dia 12, na vinícola Vigna Mazon, em Urussanga. Autoridades, profissionais da imprensa e do setor vitivinicultor prestigiaram o ato que contou com a exposição de obras de artistas regionais como mosaico, cerâmica e desenhos, bem como degustação de vinhos brancos, frisantes, espumantes, sorvete feito com Goethe e produtos típicos italianos.

A 10ª Vindima Goethe acontecerá de 19 a 21 de janeiro de 2018 e é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga e o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU). Nesta edição, a história e tradição da uva Goethe serão evidenciadas devido ao marco dos 120 anos do cultivo desta variedade na região, reconhecida como um patrimônio cultural.

“Nosso produto é emblemático e já foi apresentado em todo o mundo. Isso nos dá muito orgulho. Muitos turistas se impressionam quando descobrem que esta região encantadora de Santa Catarina produz vinhos e espumantes tão interessantes que representam nossa cultura e economia”, salientou a presidente da Associação ProGoethe, Giselda Trento Mazon.

A evolução das edições do evento Vindima Goethe e o movimento relacionado ao turismo foram ressaltados pelo diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio. O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier enalteceu a importância dos produtos feitos com a variedade Goethe. “Temos consciência do que representa a uva e o vinho para Urussanga tanto na cultura quanto na economia. Este é o produto que caracteriza a nossa cidade e a tradição italiana. A Vindima Goethe é fundamental para divulgar nossos produtos e atrair turistas”, frisou.

Programação

A programação dos três dias do evento consiste em atividades enogastronômicas e culturais na cidade de Urussanga e visitas técnicas no município de Pedras Grandes com a finalidade de atrair turistas que estarão no Litoral catarinense para conhecer e apreciar os vinhos brancos, frisantes e espumantes.

Visitas aos parreirais e colheita de uvas, exposição e venda de artesanato e produtos coloniais, celebração religiosa, esmagamento da uva com os pés, entrega de condecorações, exposições e manifestações artísticas e passeios com guia turístico são as ações que integram a programação.

Próxima safra

A expectativa para a safra foi apresentada durante o lançamento oficial da 10ª Vindima Goethe. O gerente da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Stevan Arcari explanou sobre a influência do clima e a qualidade dos frutos. “O inverno foi fraco e a uva precisa de frio para fazer a dormência e ter a brotação eficiente. Essa ausência de frio prejudicou o volume de uva no vinhedo. Percebe-se que as plantas emitiram menos uvas. Em contrapartida a qualidade será boa em função do clima que persiste com chuva e sol regulares. Este fator resulta em plena  maturação da uva e acúmulo de compostos que exaltam amora e sabor. Por isso a expectativa é de bons vinhos com excelentes aromas”, comentou.

Sobre os vales

No setor vitivinicultor de Santa Catarina, a região Vales da Uva Goethe possui a primeira e única Indicação Geográfica de Procedência (IP). Além disso, a variedade foi reconhecida pelo movimento internacional Slow Food ao ser inserida no catálogo mundial como um produto de identidade cultural e histórica a ser preservado e protegido de extinção. A região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.