Estudantes partem para intercâmbio

A família de Laura Cemolin, 16 anos, acordou cedo e veio de Lauro Müller para a primeira viagem internacional dela. Laura integra o grupo de 29 pessoas, entre professores e estudantes, que segue para a Itália em mais um intercâmbio cultural promovido pela Satc. “É a primeira vez dela fora de casa. Nosso sonho é conhecer a Itália e ela está indo agora. Quem sabe um dia vamos todos”, comentou o pai Ivanor.

A manhã desta segunda-feira, 22, foi de despedidas na escola. A turma partiu para o aeroporto de Porto Alegre, iniciando a viagem de 21 dias. “Essa é a primeira viagem internacional, a expectativa é muito boa”, afirmou Augusto Bortolotto, 18 anos.

Mais que conhecer um novo país e uma cultura diferente, um dos pontos valorizados é a amizade. O irmão de Augusto, Aurélio, já fez o intercâmbio em 2012. “A família que o recebeu lá se tornou nossa amiga. Já fomos visita-los e agora em fevereiro são eles que virão pra cá”, contou a mãe, Sandra.

Os professores e alunos que viajam ficarão hospedados na casa dos italianos que vieram a Criciúma em setembro do ano passado. Maria Emília Serafim Cechinel, 15, ficará com a amiga Martina. “Isso é bom porque já conheço ela”, ponderou.

No roteiro do grupo, além de conhecer pontos turísticos e descobrir o que a cidade de Vittorio Veneto tem a oferecer, eles também visitarão escolas e empresas. “Essa é uma etapa muito importante para eles, porque trará um grande amadurecimento. Isso será uma experiência única não só para a vida profissional, mas também pessoal”, ressaltou a coordenadora do Colégio Satc Izes Machado Beloli.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.