Estudantes do curso de Design da Unesc desenvolvem propostas de móveis para empresa de Urussanga

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, está encerrando o ano letivo com uma aproximação cada vez maior com o mercado e mais uma parceria rendeu bons frutos para estudantes e o setor produtivo da região. Acadêmicos da sexta fase apresentaram propostas de móveis para banheiro e cozinha compactos para a Mazzu, de Urussanga, e a empresa abriu duas vagas de estágio para os participantes do projeto desenvolvido no segundo semestre de 2019.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As atividades iniciaram em agosto, com uma visita dos alunos e professores da Unesc a sede da empresa. No local, os estudantes puderam conhecer mais sobre a marca e o processo de produção de móveis em série. A partir da visita à fábrica, os futuros designers iniciaram os trabalhos para a elaboração dos projetos com as soluções para a Mazzu.

Em setembro, as primeiras ideias foram apresentadas em escala reduzida para uma avaliação técnica e nesta quinta-feira, quatro propostas foram apresentadas em escala real, com a descrição técnica com as especificações necessárias para a produção dos móveis. A apresentação desta semana ocorreu no Laboratório de Design, localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e contou com a presença do proprietário da Mazzu, Ronaldo Mazzucco.

Os trabalhos foram realizados por alunos da sexta fase, dentro da disciplina de Projeto de Produto IV, ministrada pelo coordenador do curso de Design, João Rieth e ocorreram de maneira interdisciplinar. Segundo Rieth, as disciplinas de Projeto de Produto são denominadas articuladoras e promovem a interdisciplinaridade com as demais do mesmo semestre, o que ocorreu com Projeto de Produto IV, Marketing, Ergonomia, Gestão da Produção e Laboratório de Design.

Ele explica que os três modelos de banheiro e um de cozinha foram pensados para atender as necessidades das residências modernas, especialmente apartamentos, que estão cada vez mais compactos e por isso, precisam de móveis planejados e funcionais.

Além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Design novas experiências, a parceria com a Mazzu resultou em oportunidades. A empresa abriu duas vagas de estágio e quer contar com a ajuda dos estudantes da Unesc para a construção do projeto de um showroom na sede da Mazzu. “O curso quer estar cada vez mais próximo das empresas. Essa aproximação do meio acadêmico com o mercado tem resultados interessantes tanto na formação de novos profissionais quanto para o setor, que consegue se observar sob um outro ângulo, e ver o que pode mudar ou reorganizar para ser mais competitivo. A Mazzu foi mais uma parceria exitosa e estamos muito felizes com a oportunidade que foi aberta por ela para nossos estudantes”, afirma Rieth.

Segundo Mazzucco, faz parte da política da empresa estar aberta para parcerias e estágios, que colaboram com a formação de profissionais diferenciados, aumentando a oferta de pessoas qualificadas no mercado. “A Unesc é uma fábrica de talentos e abrir as portas para seus estudantes auxilia tanto a eles quanto a nós. Lá atrás tiveram pessoas que me deram a oportunidade de aprender e com isso, crescer. Sei o quanto isso é importante e tento fazer aqui na Mazzu”, comenta.

#Criciúma, #universidade, educação, unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense