Estudantes de Orleans e Laguna são destaques na redação do Enem
Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação
Os estudantes Arthur Carrer Medeiros de Orleans e Ana Júlia Gluch Silva de Laguna foram destaques em Santa Catarina com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (SED).
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Arthur Carrer Medeiros é estudante da Escola Estadual Toneza Cascaes, de Orleans, e conseguiu tirar 940 pontos na redação, que tem nota máxima 1000. O estudante, que vai cursar Sistemas da Informação do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), explica que a bagagem de leituras o ajudou na hora de escrever a redação, assim como o auxílio e a atenção da professora de redação da escola.
“Os professores do Toneza eram incríveis. A professora Keruly Bardini foi parte essencial da nota que tirei”, destaca.
Arthur ainda lembra o ano complicado e de muitos estudos, e que precisou, segundo ele, estudar mais do que o normal para manter o foco no Enem. Para o planejamento da sua rotina, ele assistia dois vídeos sobre redação todos os dias e fazia uma redação por mês. “Eu trabalhava em cima das redações, relendo e revendo os pontos”, explica o estudante.
Laguna
Depois de três anos de dedicação intensa, a estudante Ana Júlia Gluch Silva, da Escola Almirante Lamego, em Laguna, pode celebrar a aprovação no curso de Odontologia no Centro Universitário Univinte (Fucap). Ela alcançou 960 pontos na redação do Enem.
Quando leu o tema Ana Júlia sentiu um pouco de ansiedade, mas conseguiu superar: “Eu li e escrevi tantas redações ao longo do Ensino Médio que, mesmo que não tenha tido contato anterior com o tema, quando precisei, eu sabia o que escrever pois tinha vocabulário e sabia que precisava citar referências de direitos humanos”.
Ainda no 1º ano do Ensino Médio ela separava uma tarde por semana para ler as redações nota mil. “Eu lia e escrevia uma redação por semana. Durante o ano foram cerca de 40 redações”. Na visão dela, é essencial ler redações de edições anteriores e notícias da atualidade para ficar por dentro dos assuntos, pois o Enem sempre escolhe temas sociais e atuais para a dissertação.
O tema da redação do exame em 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.