Notícias de Criciúma e Região

Estado passa gestão da Escola Alaide Tabalipa para o município de Içara

Anúncio oficial foi repassado para a comunidade escola em reunião ontem, 27

A partir do próximo ano letivo, a gestão da Escola Alaide Tabalipa, na comunidade de Esplanada, estará sob comando do município de Içara. O anúncio oficial foi repassado para a comunidade em reunião ontem, 27. A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, informou que o processo de transição está sendo tratado com a Gerência Regional de Educação (Gered). “A municipalização da Alaide Tabalipa depende apenas da aprovação da Câmara de Vereadores. A secretaria de educação do município  fará um estudo para identificar o que pode ser melhorado na unidade, essas crianças e adolescentes que lá estudam são merecedores de tudo o que está por vir, que seja o início de novos tempos para a educação da Esplanada”, aposta a prefeita.

Conforme a gerente pedagógica da Secretaria de Educação de Içara, Isabel Martins, com a mudança, os estudantes passarão a desfrutar de todos os projetos e iniciativas das demais escolas do município. “Sabemos que muitas crianças da Esplanada acabam estudando em outras unidades, para poder receber ensino de qualidade oferecido por nossas escolas municipais. Agora, as crianças terão um atendimento especializado na escola”, garante.

Ainda segundo ela, os professores da rede estadual que fazem parte do atual corpo docente serão realocados para unidades mais próximas de suas casas. “O Governo municipal deve lançar nas próximas semanas um novo processo seletivo para a contratação de profissionais que serão  destinados à Alaide Tabalipa. Será homologado até o final do ano e, provavelmente, as provas acontecem em janeiro”, informa.

Atualmente, a unidade de ensino abriga 206 matrículas do 1º ao 9º ano do fundamental, porém, conforme Isabel, a demanda tende a aumentar a partir de 2024.

Com a escola pertencendo à rede municipal, obras e reparos estruturais necessários para favorecerem o aprendizado e a segurança no ambiente acontecem de forma mais ágil. “O município vai dar continuidade à construção do ginásio de esportes, em parceria com o Estado. A obra foi interrompida, mas logo será retomada”, finaliza Dalvania.

 

Você também pode gostar