Mais um dezembro chegou, o mês do nascimento de Jesus, tempo de reunião das famílias, das trocas de presentes e afetos. Acredito que neste Natal, depois de tantas mudanças, escolhamos renascer. A tradição segue a mesma, famílias se unem para a Ceia, o Papai Noel aparece, trocamos presentes, porém, meu desejo é que algo não seja tradicional, a sua mudança. Quantos de nós, todos os anos, chegamos nesta época reflexivos, mais empáticos e nos dias que seguem, a anestesia para de fazer efeito e voltamos a ser os velhos homens e mulheres de sempre. Que de fato (re)nasçamos!
Parafraseando a famosa cantora Simone, “Então é Natal, e o que você fez?”, isso mesmo, e o que você fez nos onze meses que antecederam dezembro? Porque já sabemos que em dezembro nos transformamos, nos compadecemos mais, nos tornarmos mais dóceis, mais solidários. Será que de alguma forma queremos compensar nossas ausências, dores ou fraquezas dos meses anteriores? Ou talvez, correr contra o tempo para nos dedicar a quem amamos com mais afinco em dezembro? Quando olho para questões como estas, não as entendo como algo ruim, mas percebo como oportunidades da vida para sermos e fazermos mais. Então, se olharmos para dezembro como uma oportunidade de fazermos o que não fizemos o ano todo – nem que seja por uma semana -, desejo que neste Natal você conviva de forma mais consciente e presente com seus pais, filhos, amigos e parceiros de trabalho, de forma diferente, especial. Aliás, que você perceba que você é o presente para os seus e não aquilo que você compra.
Para os cristãos católicos, o Natal tem um propósito de comemorar o nascimento de Jesus Cristo e, com isto, despertar em todos nós a esperança em nosso Deus. É tempo de meditar e estar em silêncio para refletir sobre nossa fé. Natal é reflexão, independente de religião. Então, aproveite o momento e reflita sobre as coisas em que você acredita e principalmente, no que tem feito para alimentá-las. Manter uma atitude positiva ao longo dos onze meses que antecedem o Natal não só nos fará melhor como também nos deixará mais abertos às oportunidades que a vida irá nos proporcionar. Escolha viver um Natal diferente, uma vida pré Natal diferente e, consequentemente, um futuro ainda melhor.
E como fazer deste o melhor Natal de sua vida? Se você está lendo este texto és de fato um privilegiado que está vivo, diante de tantas perdas estúpidas que tivemos este ano. Se sua família está completa, que benção, agradeça. Para que este seja o melhor Natal de sua vida, comece percebendo a grandiosidade que é viver o momento presente, a vida, a sua e a dos que você ama.
Não espere para que o Natal do ano que vem seja o melhor de sua vida, talvez ele nem chegue, faça a sua parte e tenha o seu melhor e mais feliz Natal! Viva o aqui e agora, permita-se conviver com sua melhor versão. Um Feliz e inesquecível Renascer a todos.”