Notícias de Criciúma e Região

Escolas estaduais ganham sala moderna com impressora 3D; entenda

Primeiro Espaço Maker em escolas estaduais foi inaugurado na quinta-feira, dia 30

 

A Secretaria de Estado da Educação (SED) começou a instalação de Espaços Maker nas escolas estaduais. A primeira contemplada foi a EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada, em São José. Com 1.207 alunos, a unidade escolar passou a contar com o espaço nesta quinta-feira, dia 30.  No espaço, são disponibilizados aos alunos impressora 3D, equipamentos de robótica, entre outros.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Esperamos que as nossas escolas façam um ótimo uso deste ambiente, é o primeiro de 500 que entregaremos, e quase 250 já logo na sequência para escolas que contém a estrutura física, e as que não possuem receberão os espaços para que os equipamentos sejam instalados”, comenta o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

O Espaço Maker é um laboratório que oferece inúmeras ferramentas as quais possibilitam o desenvolvimento de atividades práticas para estimular o pensamento criativo. A série de entregas desses laboratórios ocorre até o fim do ano. Nesta primeira etapa, serão instalados Espaços Maker em 275 unidades escolares, além de 225 que serão criados em espaços modulares nas escolas. O investimento para a aquisição dos equipamentos é de R$ 67.436.878 milhões.

Serão instalados Espaços Maker em 275 unidades escolares – Foto: Henrique Pizzolo / SED

O que é o Espaço Maker?

 

A utilização da metodologia Maker nas escolas tem como objetivo garantir que os estudantes sejam protagonistas de sua trajetória escolar e realizem atividades práticas relacionadas ao mundo contemporâneo. O espaço é composto por 298 itens entre ferramentas, eletrônicos, equipamentos e materiais de consumo, além de mobília diferenciada, com montagem seguindo critérios arquitetônicos e pedagógicos que fomentem o aprendizado.

Entre os objetos disponíveis nos Espaços Maker estão equipamentos tecnológicos como cortadoras laser, impressoras 3D, placas eletrônicas e kits de robótica, por exemplo. Além disso, estão incluídas ferramentas de fabricação manual, como furadeira de bancada, retíficas manuais e lixadeira, que garantem o desenvolvimento de projetos, protótipos, experimentos e inúmeras outras possibilidades pedagógicas conectadas com a realidade.

O investimento para a aquisição dos equipamentos para os Espaços Makers é de R$ 67.436.878 milhões – Foto: Henrique Pizzolo / SED

Para a secretária adjunta da SED, Maria Tereza Hermes Cobra, a instalação dos laboratórios é uma conquista conjunta. “É uma conquista muito grande de todos e marca principalmente a trajetória sólida que vivemos aqui. Isso se refletirá na formação dos nossos alunos em diversas competências e áreas de conhecimento”.

Para auxiliar as escolas, considerando os inúmeros equipamentos novos para o cotidiano do professor, a SED criou um Manual de Implementação do Espaço Maker. O documento detalha a preparação do ambiente para receber o Espaço Maker, a lista completa de todos os itens e o detalhamento com imagens de como montar os laboratórios.

Na visão do professor da escola de São José, Toni Mendes dos Santos, os laboratórios são espaços formativos para uma aprendizagem diferenciada. “É um desafio que nos mobiliza a buscar novos conhecimentos e a sair da saída da zona de conforto, mas também nos traz orgulho em contar com espaços de excelente qualidade nas escolas públicas estaduais”.

 

Você também pode gostar