Escola municipal de Criciúma se classifica para o Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização
EMEB Rubens de Arruda Ramos é a segunda Unidade de Ensino do município a receber premiação coordenada pelo Ministério Público (MPSC)
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rubens de Arruda Ramos, localizada no bairro Nossa Senhora da Salete, é a segunda Unidade de Ensino de Criciúma a receber o Prêmio Lume: Escola referência em alfabetização. A 2º edição da premiação, promovida pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo Ministério Público (MPSC), selecionou 12 escolas referência em alfabetização no estado de Santa Catarina.
Em 2023, a EMEB Jairo Luiz Thomazi, levou o prêmio como referência em gestão escolar. O Lume tem por objetivo reconhecer, divulgar, estimular e premiar as instituições de ensino que são referência em alfabetização. “Essa classificação demonstra o quanto a rede municipal tem avançado em relação à qualidade da Educação, prezando por melhores práticas de ensino-aprendizagem e preocupando-se, também, em ofertar espaços adequados e confortáveis para os nossos estudantes. Esse esforço faz de Criciúma referência em ensino público para outros municípios”, declara a secretária de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
EMEB Rubens de Arruda Ramos
A Unidade de Ensino Rubens de Arruda Ramos, localizada no bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, foi municipalizada em 2021. Com capacidade para atender 700 estudantes, oferta educação infantil integral e ensino fundamental. “Esse reconhecimento consolida um trabalho pedagógico que vem sendo feito pela equipe de professores e profissionais da escola”, relata o gestor da escola, Deivid da Silva Pinto. O diretor também afirma que a educação em tempo integral contribui para que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa, além de estimular a criatividade e senso crítico dos estudantes.
Prêmio Lume: escola referência em alfabetização
A premiação é dividida em duas etapas: pré-qualificação e mérito. A pré-qualificação é classificatória e consiste na seleção das cinco escolas municipais e cinco escolas estaduais com os maiores indicadores de esforço não observado (IEN) por mesorregião. Os IENs, adquiridos por meio da avaliação “Alfabetiza SC” são formados por aspectos como relação entre professores e alunos, qualidade da alimentação servida e a segurança no entorno da unidade de ensino. “O prêmio reconhece as boas práticas de alfabetização incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação e demonstra o empenho e compromisso dos professores e gestores com a aprendizagem das crianças”, destaca a Coordenadora Pedagógica Geral, Gislene dos Santos Sala.
A etapa de mérito é eliminatória e classificatória e consiste na aplicação, nas escolas pré-selecionadas, de variáveis extraídas do Censo Escolar do ano anterior (neste caso em 2023), da avaliação “Alfabetiza SC” e do painel de infraestrutura das escolas catarinenses. Os indicadores utilizados pelo Grupo Estratégico de Monitoramento também consideram a taxa de aprovação dos estudantes, o número de efetivos nas escolas, formação continuada, atualização do Projeto Político Pedagógico, etc. O órgão também verifica as evidências que comprovem os indicadores levantados por meio de questionários e entrevistas com as escolas classificadas. A solenidade de premiação deve ocorrer no dia 19 de novembro, a partir das 13h30, em Florianópolis.