Escola de Criciúma é considerada “Escola Referência em SC”
Objetivo do concurso, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), é identificar, reconhecer, divulgar e premiar escolas de referência da rede municipal de ensino de Santa Catarina
Criciúma possui uma escola municipal entre as vencedoras do “Prêmio Lume: Escola Referência”. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profº. Jairo Luiz Thomazi, do bairro Jardim Angélica, é uma das seis escolas catarinenses finalistas da iniciativa promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina, que visa identificar, reconhecer, divulgar e premiar unidades de ensino da rede municipal que são referências em boas práticas de gestão escolar.
De acordo com Vilma Accordi Machado Jorge, diretora da escola, o prêmio foi uma conquista da escola pela dedicação dos professores, funcionários, alunos, equipe gestora e pais. “Foi o esforço e empenho de toda comunidade escolar que contribuiu para que a escola tenha sido destaque em suas práticas educativas bem sucedidas, inovadoras e democráticas desenvolvidas na Unidade de Ensino. As informações utilizadas para fins desse prêmio, foram baseadas em dados do Censo Escolar e do Sistema de avaliação da Educação Básica SAEB, pois a escola tem conseguido bom desempenho nas provas, conseguindo sempre notas superiores às metas estipuladas.
Segundo o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, “a premiação, que tem como principal articulador o TCE de Santa Catarina, demonstra o quanto nossas escolas municipais têm avançado em indicadores de gestão. Por meio do plano de gestão, envolvendo o colegiado, professores e a comunidade escolar, os resultados das escolas estão garantidos”.
Etapas e classificação do Prêmio Lume
A EMEB Profº. Jairo Luiz Thomazi estava entre as três escolas do Sul de Santa Catarinas classificadas para a etapa de pré-qualificação e mérito, que é de caráter eliminatório e classificatório. Durante esta fase do concurso, foram escolhidas 10 escolas públicas municipais com maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), a partir de informações extraídas do Painel ICMS Educação, em cada uma das seis mesorregiões de Santa Catarina.
De acordo com o TCE, o IEN considera aspectos variáveis que não são mensurados pelos indicadores educacionais disponíveis, como ambiente escolar salubre, boa relação entre professores e alunos, projetos de professores aplicados na escola ou em sala, boa execução da proposta pedagógica, segurança no entorno da escola, localização da escola, conforto das acomodações, qualidade dos livros didáticos, qualidade da merenda, entre outros.
A última etapa do Prêmio Lume é a de validação, onde a Comissão de Avaliação verificou as evidências que comprovaram os indicadores de classificação levantados a partir de questionários enviados às unidades de ensino e entrevistas, que ocorreram entre os dias 12 e 22 de setembro. Nesta fase, a escola do município de Criciúma se classificou em primeiro lugar. “É importante destacar que todas as escolas públicas do Estado de Santa Catarina estavam concorrendo a premiação, pois a validação aconteceu por meio de uma plataforma que avalia os indicadores de todas. Assim, ao ter a EMEB Profº. Jairo Luiz Thomazi selecionada e, agora, finalista da premiação, demonstra o quanto estamos no caminho certo. Estamos muito orgulhosos com o resultado, pois, com certeza, é uma premiação de toda a rede municipal”, destaca a coordenadora geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.
Premiação do Prêmio Lume
A entrega do prêmio deve ocorrer durante o 6º Fórum TCE Educação, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, em Chapecó. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberão certificado de reconhecimento e uma placa de premiação, enquanto todas as escolas classificadas na etapa de validação receberão certificado de reconhecimento.
O Prêmio Lume: Escola Referência é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo TCE de Santa Catarina e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).