NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Entidades culturais recebem convĂȘnio do Governo de Nova Veneza

O prefeito de Nova Veneza, RogĂ©rio Frigo e vice SĂ©rgio Alberto Spilere receberam no gabinete na manhĂŁ de ontem, dia 21, representantes de entidades culturais beneficiadas para assinar o termo de colaboração. O objetivo Ă© fomentar as atividades culturais do municĂ­pio atravĂ©s de recursos provenientes do Poder PĂșbico. Foram destinados mais R$ 58 mil para dez entidades. Um edital foi aberto no mĂȘs de novembro para a inscrição de projetos culturais para difundir o setor. JĂĄ no mĂȘs de dezembro, todos os projetos foram avaliados por uma comissĂŁo e aprovados.

“NĂłs percebemos que se profissionalizou e com o incentivo do Poder PĂșbico os integrantes do CĂ­rculo se motivaram para participar mais. TambĂ©m estamos com um projeto nas escolas para difundir a cultura italiana” destacou Fabiana Spilere, presidente do CĂ­rcolo Vicentino de Nova Veneza e regione

Para o presidente do Grupo Musical Eco di Venessia Ă© uma forma de incentivar. “Esse recurso Ă© o incentivo para podermos manter vivo o Grupo Musical Eco di Venessia. NĂŁo podemos deixar o grupo acabar e estamos buscando novos integrantes para participar”, relatou o presidente Olnevio Colombo.

A secretĂĄria de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni enalteceu a importĂąncia dos recursos para as entidades culturais. “NĂłs participamos do Encantos do Sul e apontamos em nossa reuniĂŁo que somos o Ășnico municĂ­pio a disponibilizar recursos para incentivar as entidades culturais. Sabemos que esses valores ainda nĂŁo atendem as necessidades, porĂ©m, servem de incentivo e contribuem para manter as entidades. Quero agradecer ao prefeito Geio e vice ZĂ© que entendem a importĂąncia de destinar esses recursos para as nossas entidades. E agradecer as entidades pelo empenho e amor que tem por Nova Veneza”.

Para o prefeito RogĂ©rio Frigo o municĂ­pio de Nova Veneza Ă© privilegiado. “Nova Veneza tem um diferencial, nĂłs do Poder PĂșblico somos os incentivadores, mas nĂŁo seriam nada e nĂŁo terĂ­amos sucesso se nĂŁo tivesse a participação das entidades. NĂłs sabemos o quanto Ă© difĂ­cil fazer as coisas acontecerem, sem fins lucrativos e contam com voluntĂĄrios que participam pelo prazer e amor pelo que fazem. Eu sempre fui favorĂĄvel em fazer esse tipo convĂȘnio visando incentivar e valorizar as nossas entidades culturais. Quero ressaltar o importante trabalho feito pelas entidades e nĂłs contamos com um grande patrimĂŽnio cultural humano. VocĂȘs sĂŁo fundamentais para elevar o nome da nossa cidade”.

Foram contemplados a Associação Neoveneziana de Turismo (Anet) com projeto MĂșsica na Praça; o grupo FolclĂłrico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza com a projeto Danza Veneza, a Associação Peregrinos da Montanha com o projeto Recital em comemoração aos 50 anos, o Pequenos Peregrinos com o projeto do Recital em comemoração aos 25 anos, o Coro do SantuĂĄrio de Caravaggio com projeto Recital da Imigração,  o Circolo Vicentino de Nova Veneza e Regione com fomente de atividades italianas, o grupo musicale Roba di Ciodi com um concurso de mĂșsica italiana, o grupo musical Eco di Venessia e Coral SĂŁo Marcos irĂŁo investir na compra de equipamentos e a Associação do Moradores de SĂŁo Bento Baixo com o projeto de musicalização.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar