Notícias de Criciúma e Região

Entenda por que Bolsonaro recusou ajuda da Argentina

Em uma publicação nas redes sociais o presidente Bolsonaro esclareceu porque o Governo Federal recusou a ajuda humanitária ofertada pela Argentina. Segundo a publicação o governo do país vizinho ofereceu ajuda de assistência de 10 homens (“capacetes brancos”) para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ainda de acordo com a publicação, a ajuda sairia caro ao Brasil, que hoje tem as Forças Armadas prestando esse tipo de assistência em coordenação com a Defesa Civil. Na avaliação do Governo Federeal a ajuda da Argentina não seria
necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições.

De acordo com o presidente, nessa quarta-feira, dia 29,  o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea, ou serão adquiridos no mercado brasileiro.

Situação na Bahia

Ao todo, 24 pessoas morreram em decorrência das fortes chuva na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou para 434. Ao todo 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

Você também pode gostar