Entenda mudança dos radares de Criciúma; equipamentos já estão funcionando
Equipamentos passam a contar com uma nova tecnologia
Entraram em funcionamento nesse sábado, dia 17, os novos radares de aferição de velocidade em Criciúma. São 55 pontos de fiscalização espalhados pela cidade, que passam a atuar com uma nova tecnologia.
De acordo com o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Gustavo Medeiros, a quantidade de faixas e equipamentos seguem os mesmas, sendo 55 pontos, o que mudou foi a modernização dos radares. “Os novos equipamentos já estão funcionando normalmente. Os antigos foram substituídos por novos radares, não foram acrescentados. O que mudou foi a tecnologia. Agora estão operando com doppler, que funciona através de um campo de laser”, explica.
Com a nova tecnologia, não é necessário fazer corte no asfalto para a instalação dos novos equipamentos. Com o doppler, a fiscalização é realizada por laser, sendo que os equipamentos são instalados em semi-pórticos, que ficam antes dos semáforos. Eles são responsáveis por fazer a medição da velocidade e verificar se o veículo parou sobre a faixa ou furou o sinal vermelho.
A empresa que está realizando as trocas dos equipamentos é a Focalle, vencedora do processo licitatório realizado em julho de 2023. A instituição é a mesma que já administrava os semáforos da cidade.
O objetivo principal da nova tecnologia, segundo a DTT, é garantir que a velocidade máxima da via seja cumprida, visando aumentar a segurança de todos, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.