Notícias de Criciúma e Região

Enquanto não é enterrada, baleia morta segue na orla de Jaguaruna

Suspeita é de que o animal seja da espécie jubarte

Uma baleia morta está há alguns dias na beira-mar do Balneário Janaína, em Jaguaruna. A suspeita é de que o animal seja da espécie jubarte.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

De acordo com o biólogo e diretor do Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna, Dhiego de Taunay Corrêa, a informação já foi comunicada para o projeto Educamar, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e Secretaria de Obras do município. “Geralmente os projetos fazem coletas e depois a prefeitura enterra. Neste caso, como está em estágio avançado de decomposição, acredito que a prefeitura vai enterrar o mais rápido possível. É o melhor a se fazer”, destacou.

O biólogo ressalta ainda que foram registrados neste ano cinco encalhes de baleias em Jaguaruna. “Entre essas cinco baleias, quatro eram da espécie jubarte. Isso chamou a nossa atenção”, completou

Brasil têm recorde de encalhe de baleias jubartes

Segundo o balanço do Projeto Baleia Jubarte, no primeiro semestre deste ano, 48 baleias jubartes encalharam no litoral brasileiro. No início de junho, Santa Catarina tinha 12 ocorrências de encalhes registradas.

Você também pode gostar