Enquanto não é enterrada, baleia morta segue na orla de Jaguaruna
Suspeita é de que o animal seja da espécie jubarte
Uma baleia morta está há alguns dias na beira-mar do Balneário Janaína, em Jaguaruna. A suspeita é de que o animal seja da espécie jubarte.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
De acordo com o biólogo e diretor do Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna, Dhiego de Taunay Corrêa, a informação já foi comunicada para o projeto Educamar, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e Secretaria de Obras do município. “Geralmente os projetos fazem coletas e depois a prefeitura enterra. Neste caso, como está em estágio avançado de decomposição, acredito que a prefeitura vai enterrar o mais rápido possível. É o melhor a se fazer”, destacou.
O biólogo ressalta ainda que foram registrados neste ano cinco encalhes de baleias em Jaguaruna. “Entre essas cinco baleias, quatro eram da espécie jubarte. Isso chamou a nossa atenção”, completou
Brasil têm recorde de encalhe de baleias jubartes
Segundo o balanço do Projeto Baleia Jubarte, no primeiro semestre deste ano, 48 baleias jubartes encalharam no litoral brasileiro. No início de junho, Santa Catarina tinha 12 ocorrências de encalhes registradas.