Energia solar, você sabe como funciona?

Que nós somos completamente dependentes da energia elétrica não é novidade para ninguém. Sabemos também que seu custo tem aumentado a cada ano.  Mas se pudéssemos renovar? Investir em uma energia limpa, que traga segurança, economia, sem falar em consciência ambiental. Esta é a proposta da empresa União Energia de Criciúma.

Neste cenário, a busca por fontes renováveis de energia vem sendo cada vez mais incentivada. Dentre elas, a energia solar se destaca como opção para ser instalada em residências, indústrias ou comércios que desejam gerar sua própria energia elétrica, livrando-se da dependência das distribuidoras de energia. Porém, apesar de já ser empregada em todas as partes do mundo, o funcionamento e a viabilidade do sistema ainda é novidade para muita gente.

“Afinal, como funciona a energia solar? É a pergunta que muitas pessoas me fazem”, explica a engenheira eletricista, Mariana Guerra, diretora da empresa União Energia.

O sistema solar fotovoltaico é composto por módulos responsáveis pela conversão da radiação proveniente do Sol em energia elétrica. A energia gerada pelo sistema é injetada na rede da concessionária de energia e fica armazena em forma de créditos, que podem ser utilizados para abatimento na conta de energia e consequente economia no consumo de eletricidade.

A evolução da tecnologia dos módulos solares, o aumento da escala de produção e instalação de novos sistemas além do constante aumento nas tarifas de energia são fatores tornaram a instalação de sistema fotovoltaicos mais atrativos com menor tempo de retorno para o investimento.

“Vale ressaltar a importância de contar com uma empresa especializada na hora de dimensionar e instalar o sistema de energia solar, garantindo assim sua maior eficiência e segurança”, afirma a engenheira.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.