Energia elétrica fica mais cara em agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 26, que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 4,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ou seja, o aumento da conta de energia que já havia sido sentido neste mês de julho por conta da bandeira tarifária amarela, que representa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh, será ainda maior no próximo mês. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada e que está sendo consumida pelo cliente.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A principal fonte de energia elétrica no Brasil é a hidrelétrica e, para gerar energia, as usinas dependem do nível de água nos reservatórios. As bandeiras tarifárias diferenciadas entram em vigor quando a produção de energia fica abaixo do esperado por algum motivo, o que acontece em períodos de seca por exemplo. Com o nível de produção abaixo do normal é necessário acionar outros tipos de usinas geradoras de energia, como as termelétricas, que possuem um custo mais elevado e são altamente poluentes. É neste cenário que as bandeiras tarifárias entram, sinalizando ao consumidor que a produção de energia elétrica sofreu um aumento no custo.

Segundo a engenheira de energia Mariana Guerra, todos esses aumentos pesam no bolso do consumidor e a falta de previsibilidade na conta de energia elétrica afeta diretamente no planejamento financeiro das empresas e famílias, que dependem da energia elétrica para exercer suas atividades. “Antigamente, quando se pensava em economizar com energia elétrica, pensava-se no racionamento. Hoje temos uma outra opção que, além de economizar, é uma forma de investir. Cada vez mais popular e acessível, a energia solar fotovoltaica pode ser gerada em pequenas usinas locais conectadas à rede da concessionária. Uma usina solar fotovoltaica, por exemplo, pode trazer uma economia de até 95%, reduzindo drasticamente o gasto mensal com a conta de energia”, explica.

A União Energia Solar é uma empresa especializada no projeto, venda e instalação de sistemas fotovoltaicos. Para informações e orçamentos entre em contato pelo número (48) 99190-5449.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.