Notícias de Criciúma e Região

Enem: na reaplicação 70% dos inscritos faltaram

Gabaritos oficiais da reaplicação devem ser divulgados amanhã (19)

Um grande número de abstenção marcou o segundo dia de aplicação das provas da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, nesse domingo (16). Mais da metade dos inscritos (70%) não compareceu para fazer a prova. No primeiro dia, a porcentagem de faltosos foi de 67%. A informação foi divulgada ontem (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   

Apenas 99.528 participantes realizaram as provas entre os 338.419 previstos. Além disso, dos 280.146 isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e se inscreveram, em setembro, após reabertura, somente 66.728 (23,8%) compareceram. Também fizeram provas 31.054 pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL), entre os 54.227 inscritos. 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

 Reaplicação 

Dessa vez as provas foram aplicadas para as pessoas privadas de liberdade e os jovens sob medida socioeducativa com privação de liberdade, os estudantes que se inscreveram após a reabertura do prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição, e os participantes que não fizeram provas nos dias 21 e/ou 28 de novembro por um dos seguintes motivos: problemas logísticos nos dias do Enem regular, como falta de eletricidade, alagamentos ou outros desastres naturais; diagnóstico ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, vírus Influenza (gripe), sarampo, tuberculose, coqueluche, rubéola, entre outras. 

Os gabaritos oficiais da reaplicação do Enem 2021 devem ser divulgados na próxima quarta-feira (19). O resultado final das provas regulares e de reaplicação serão divulgados no dia 11 de fevereiro. Os treineiros receberão os resultados 60 dias depois. 

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).  

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Você também pode gostar