Empresários do Sul catarinense vivem experiência de startup no CRIO
Grupo de investidores da aceleradora Stars teve a missão de transformar uma ideia inovadora em projeto de negócio
Habituados à vida nos negócios de diferentes segmentos, da indústria aos serviços, empresários do Sul de Santa Catarina imergiram na manhã desse sábado, 29, em uma missão de transformar ideias inovadoras em projetos de startups.
O evento promovido pela Stars Aceleradora no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) faz parte de um programa de capacitação realizado com um grupo de investidores da região, com o objetivo de aproximar empreendedores ao ecossistema de inovação.
A dinâmica de hands on (mão na massa) do Startup Lab se assemelha a outros eventos de inovação, como o Startup Weekend, conta o sócio da Stars, Guilherme Osellame. Na primeira etapa os cerca de 30 empresários foram reunidos em grupos e estimulados a expressar ideias de soluções para problemas que poderiam se tornar um negócio viável e escalável.
“Depois que cada equipe definiu qual ideia trabalharia, aplicamos a metodologia de Canvas, muito utilizada por startups, para que eles pudessem delinear seus planos de negócio, com proposta de valor, estrutura de custos, canais de relacionamento com os clientes, públicos de interesse e atividades chave”, detalhou Guilherme.
Com o apoio dos mentores com experiência no mercado de startups, os times estruturaram os projetos de negócios e tiveram a missão de apresentá-los a uma banca avaliadora em pitches de três minutos. A experiência gerou aprendizados e a constatação de que há oportunidades de novos negócios dentro das próprias empresas, observou o empresário do ramo imobiliário Eduardo Mondardo. “Nunca havia participado de um evento com esse e achei muito interessante porque esse exercício nos provocou a focar no problema a ser solucionado e também a analisar com mais clareza o lado do investidor, que precisa enxergar com clareza a viabilidade da ideia como negócio”, ressaltou
O Startup Lab foi uma etapa importante no processo de capacitação dos empresários/investidores no propósito de estimular a inovação dentro das empresas e identificar oportunidades no ecossistema, apontou o CEO da Stars Aceleradora, Aislan Menk. “As metodologias ágeis, como o Canvas, escolhido para a dinâmica, têm um potencial muito grande de ajudar qualquer empresa a desenvolver projetos inovadores e até novos negócios dentro delas”, frisou.
Sobre a Stars Aceleradora
A Stars Aceleradora é, atualmente, a maior rede de aceleradoras do Brasil, com mais de R$ 30 milhões investidos e uma rede com mais de 370 investidores. Hoje conta com escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
A Stars conta com um grupo qualificado de grandes lideranças que buscam, juntas, maior competitividade para os seus negócios, por meio de conhecimento do mundo da inovação, networking qualificado e investimentos estratégicos em negócios promissores com alto potencial de escala.
Atualmente, a Stars está investindo em mais de 30 negócios distribuídos em mais de 15 estados brasileiros. A seleção e a diligência dos negócios ocorrem junto dos investidores e com a curadoria dos times de Aceleração e Investimentos da empresa.