Notícias de Criciúma e Região

Empresa do Sul que utiliza resíduos plásticos para fabricar revestimentos conquista prêmio internacional

Sustentável por princípio, a Indústria Santa Luzia, da cidade de Braço do Norte, conquistou o renomado prêmio internacional iF Design Award 2020 com sua coleção de revestimentos sustentáveis SIX. A escolha foi unânime entre os 78 jurados na disciplina produto na categoria de revestimentos.

Ao todo, a competição reuniu 7.298 inscrições de 56 países diferentes. Ainda nesse mês, a coleção vai figurar no Guia de Design 2020 da iF, abrindo os trabalhos para a cerimônia de premiação no dia 4 de maio na Alemanha.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Organizado pela iF – International Forum Design GmbH desde 1953, trata-se do selo de design independente mais antigo do mundo, consagrando-se como símbolo de excelentes realizações ao se concentrar em reconhecer o poder inovador do design.

Coleção

Projeto: Ana Maria Coelho e Felipe Karam / Mostra + Sustentável 2018 / Foto: Miro Martins

A SIX reúne revestimentos hexagonais de 13×15 cm em seis opções de cores: branco, preto, ouro, ouro rosé, cinza glacial, cinza elefante, grafite e rupestre. As peças são fabricadas a partir do reaproveitamento de resíduos plásticos de poliuretano (PU).

O PU é muito utilizado na indústria de refrigeradores e de automóveis como isolante térmico, mas sua reciclagem encontra os mesmos desafios de plásticos similares como o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido pela marca Isopor®.

Eles ocupam muito espaço e são extremamente leves, deixando de atrair o interesse de catadores e cooperativas, além do desconhecimento de boa parte da população sobre a possibilidade de que são plásticos que podem ser 100% reciclados.

 

Saiba mais

Desde que dispensou o uso da madeira como principal matéria-prima no início dos anos 2000, a Santa Luzia já transformou quase 50 milhões de quilos de resíduos plásticos em materiais de construção sustentáveis de alto desempenho e durabilidade.

Fundada em 1942 como uma modesta fábrica de espelhos, a empresa hoje é referência no mercado de perfis decorativos, que reúne rodapés, rodameios, rodatetos e guarnições e seus acessórios.

A Santa Luzia está presente em mais de 400 cidades pelo Brasil, totalizando quatro mil pontos de venda. Cerca de 10% da produção é exportada para países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Japão.