Notícias de Criciúma e Região

Emoção marca homenagem da Câmara de Vereadores pelos 55 anos da Unesc

Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Criciúma lembrou personalidades envolvidas no passado e no presente da Universidade

O palco do encontro dos vereadores que integram o Legislativo de Criciúma foi diferente nesta quarta-feira, dia 19. A sessão da Câmara Municipal ganhou pompas especiais para a homenagem da Casa à Unesc. O evento, realizado no Auditório Ruy Hülse, na Universidade, marcou a reverência aos 55 anos da Unesc. Sob proposição do vereador Nícola Martins, a homenagem foi aprovada por unanimidade.

Diante do olhar atento da plateia que lotou o auditório, o presidente da Câmara, Salésio Lima, conduziu a cerimônia especial com a presença dos vereadores que compõem o Legislativo. Prestigiado, o evento contou com a participação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, de lideranças da Universidade, comunidade acadêmica, autoridades regionais das mais diversas áreas e com a presença de honra do ex-vereador João Aderbal Agostinho da Silva, integrante do grupo que aprovou por unanimidade a Lei 697, que instituiu a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri).

Receber o reconhecimento do Legislativo criciumense, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma especial alegria. “O que celebramos hoje é o movimento de pessoas envolvidas por uma causa nobre. Isso nos emociona. Nosso compromisso é com aqueles que estão na Unesc, aqueles que virão, mas também em honrar aqueles que abriram os caminhos lá atrás para que pudéssemos estar aqui hoje transformando vidas e vislumbrando um futuro ainda melhor”.

“Hoje se formos descrever a nossa Unesc em números, aquela mesma Universidade que nasceu com quatro ou cinco blocos e poucos cursos, percebemos a dimensão que tomou. Temos atualmente 15.513 alunos do Ensino Fundamental ao Pós-doutorado. Ela se tornou essa potência que ultrapassa todas as fronteiras”, acrescentou, lançando ainda dezenas de dados que demonstram a importância da Universidade nos mais diversos segmentos da sociedade não só em Criciúma, mas em todo o Sul, estado, país e até fora dele.

O proponente da homenagem em seu discurso fez questão de enaltecer o trabalho dos vereadores que, à época da criação da Fucri, apoiaram a ideia, assinaram a lei e iniciaram a trajetória que hoje faz a diferença na vida de milhares de pessoas. Nícola citou os então vereadores in memorian Algemiro Manique Barreto, Damázio Reis, Elpídio Meis, Fidelis Back, Fidelis Barato, João Sonego, Lírio Rosso, Nicolau Destri Napoleão e Wilmar Zózimo Peixoto e, de forma muito especial, os dois então vereadores que seguem compartilhando suas histórias: João Aderbal Agostinho da Silva, presente na sessão, e Archimedes Naspolini Filho, além do visionário prefeito Ruy Hulse.

“Reconhecendo a importância destes que cumpriram seus papeis de legisladores e vislumbraram a necessidade da criação de uma instituição de ensino na cidade, celebramos os 55 anos do principal instrumento de transformação de Criciúma e região. A Unesc transformou e transforma Criciúma. É impossível imaginar a cidade sem ela. Tenho orgulho de propor essa sessão de homenagem à mais importante instituição de ensino do sul de Santa Catarina, à mais importante parceira do Município, à nossa comunitária Unesc, a qual precisamos defender, zelar e valorizar”, salientou.

Para o presidente da Câmara, Salésio Lima, a homenagem representa um justo reconhecimento por toda a trajetória construída nestes 55 anos de intenso trabalho, sempre acompanhados pelo Legislativo. “A Câmara trabalha para que os cidadãos tenham melhor qualidade de vida e a Unesc colabora muito nessa causa. Os benefícios do trabalho realizado nessa instituição ultrapassam muito os muros do campus”, salientou.

“Apesar de plural, a Unesc tem em comum o espírito comunitário que faz com que as pessoas se unam e façam a diferença em toda a região e em toda Santa Catarina. Hoje essa Sessão Especial parabeniza a Unesc pelos 55 anos de trabalho, dedicação e muito empenho daqueles que estiveram à frente da Universidade e destaca que a câmara reconhece este valor e sempre estará de portas abertas para o que diz respeito à nossa Universidade”, acrescentou ainda.

Conforme o prefeito de Criciúma, muito mais que prestar homenagem e entregar placas comemorativas, o momento convoca a renovação do compromisso com a Universidade. “A Unesc faz parte da vida de cada um de nós. Por onde você vai encontra profissionais que falam com orgulho que vieram da Instituição. Diante disso, nosso compromisso é de dar também o melhor aos nossos cidadãos, tendo como grande parceira a Universidade, para, quem sabe, daqui estes mesmos 55 anos, olharmos para traz e vermos a contribuição à história dessa grande Instituição que muito nos orgulha”, defendeu.

Emoção marca homenagens

João Aderbal Agostinho da Silva, aos 83 anos, ocupou espaço de honra na solenidade e demonstrou sua emoção pelo reconhecimento. “Só quem viveu de perto sabe a emoção de estar aqui. Vamos lutar para o bem de Criciúma sempre que for oportuno. E Criciúma, por meio da Universidade, dá exemplo ao Brasil, muito bem administrada e conduzida”, destacou em seu discurso emocionado no qual relembrou ainda a reunião realizada no Colégio São Bento em que, na posição de vice-presidente da Câmara, assinou ao lado do prefeito Ruy Hülse o documento que formalizava os trâmites para criação da Fucri.

Para o ex-diretor da Fundação, Rodeval José Alves, é difícil colocar em palavras o sentimento ao ser reconhecido pela participação na história da Unesc, recebendo uma placa em nome da Universidade. “Realmente não há palavras para demonstrar e, como disse João Aderbal, são muitas emoções. Nós, que há 55 anos começamos tudo isso, nos emocionamos e torcemos sempre e queremos que a nossa Universidade cresça cada vez mais”, enfatizou.

 

Você também pode gostar