Emoção, ensinamentos e uma pitada de sabor na aula-show do chef Claude Troisgros

Em palco caracterizado para simular uma sofisticada cozinha, chef Claude Troisgros dá show em aula promovida pela Escola de Gastronomia da Unesc. Logo em sua entrada no Palazzo Delle Acque, junto a corte do Carnaval de Veneza, o astro da noite mostrou –se encantado pela região. Durante às duas horas seguintes, o apresentador do reality Mestre do Sabor, na TV Globo, compartilhou experiências, contou histórias de vida e cozinhou para a plateia. A aula, com foco nos estudantes do curso de tecnologia em Gastronomia, foi realizada em Nova Veneza na noite de ontem, 29.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recepcionou o chef no palco do evento e destacou o momento como a consolidação do curso e um marco para o Sul de Santa Catarina. “Ao receber grandes nomes da área, destacamos a força e a excelência da graduação na Universidade. Sempre conectada com a região onde está inserida, a Unesc mais uma vez reconhece as potencialidades locais para fomentar o desenvolvimento”, afirmou a reitora.

Antes de começar a cozinhar, Troisgros resgatou momento marcantes de seus mais de 40 anos de cozinha, por meio de um documentário marcado por vivências e lições proporcionadas pela profissão. “A gastronomia é apaixonante, artística e requer muita dedicação. A quem escolheu este caminho na graduação, parabéns. Tenho certeza, de coração, que fizeram uma grande escolha”, frisou Troisgros.

Após momentos de emoção, brincadeiras com a plateia e ensinamento, chegou a hora de colocar os ingredientes na panela. Para isso, cinco pessoas da plateia foram escolhidas para auxiliar a preparação de um risoto a moda do chef, prato especialmente escolhido e que, segundo o profissional, remete à preciosas lembranças de sua infância.

Valiosas lições

Entre mexer a mistura na panela e preparar os ingredientes, o astro da noite contava sua história de vida e conectava-às ensinamentos. Leia três lições trazidas pelo chef:

“O estudo é fundamental. Não basta sair cozinhando, é necessário ir a fundo e sempre buscar aprender. O conhecimento de algo novo pode vir de onde menos se espera, e encantar você”.

“Saiba aproveitar as oportunidades. A sorte só é sorte quando não a deixamos passar. Agarre-a.”

“Para cozinhar é fundamental conhecer a história de onde se está, seus costumes, suas tradições e suas pessoas. Assim você cozinhará com emoção e sabedorias que vão além de preparar um prato”.

Para coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, foram lições como estas que tornaram o profissional referência dentro e fora do Brasil. “Além de ter uma carreira marcada pelo pioneirismo, Troisgros é um líder de sucesso frente a empreendimentos próprios. Dentro do planejamento da graduação, mapeamos perfis de sucesso em todo o Brasil, para proporcionar momentos como este, que seguirão sendo foco do curso”, ressalta o coordenador.

Com o prato pronto, seis estudantes do curso de Gastronomia puderam degustar a receita do chef. O evento foi realizado com o apoio do Núcleo de Gastronomia da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense).

Unesc ainda mais presente em Nova Veneza

A Unesc e a gestão municipal de Nova Veneza fortaleceram relações e prospectaram parcerias durante o evento. Um termo de compromisso assinado nesta noite, pela reitora da Universidade e pelo prefeito, Rogério Frigo, levará aulas do curso de Gastronomia até a reconhecida nacionalmente Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

O município disponibilizará espaços e estruturas locais para aprendizados e a Instituição contribuirá com sua expertise em ensino, pesquisa e extensão. “Ter a Unesc presente em nosso município é um sonho que se realiza e uma certeza da continuidade de bons frutos para a nossa população”, destacou o prefeito.

Entre em nosso grupo e receba as notícias n o seu celular. Clique aqui

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a parceria irá além de elevar a excelência do curso, ampliando ainda mais a cultura da gastronomia na região. “Acreditamos na força das pessoas e nas contribuições que podemos trazer para Nova Veneza. É uma grande satisfação anunciar a chegada do Núcleo de Gastronomia ao município”, afirmou.

Estrutura de ponta para receber um grande evento

Além de grandes aprendizados, a experiência da aula-show contou com uma grande estrutura. Com transmissão ao vivo da Unesc TV, quatro câmeras estiveram posicionadas no palco do evento. Além disso, a iluminação de alta tecnologia e o som digital tornaram o evento ainda mais especial. Os presentes no Palazzo Delle Acque também tiveram a disposição um telão com mais de cem polegadas para acompanhar a transmissão.

Em nome da Universidade, também estiveram presentes a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o ex-reitor e hoje assessor Institucional, Edson Rodrigues; o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

 

Fotos: Leonardo Ferreira

#Chef Claude Troisgros, #Curso de gastronomia, #Palazzo Delle Acque, unesc