Notícias de Criciúma e Região

Emergência e Cuidados Paliativos é tema da Jornada Acadêmica e Simpósio Multiligas do curso de Medicina

O ano de 2020 marca a comemoração das duas décadas de instalação do curso de Medicina da Unesc. Responsável por formar mais de mil médicos, o curso representa um dos grandes orgulhos da Universidade e é responsável por entrar à região e ao país grandes profissionais da saúde. Entre as comemorações realizadas ao longo do ano, nesta semana ocorrem a 16ª Jornada Acadêmica do curso de Medicina e o 4º Simpósio Multiligas, eventos acadêmicos realizados, neste momento, de forma virtual.

Por meio de transmissões realizadas pelo canal da Unesc TV no YouTube o curso promove três dias de intensa troca de conhecimento. A temática escolhida para esta edição foi “Emergência e Cuidados Paliativos”. Já na abertura oficial dos eventos, realizada na noite de ontem, 01, a temática abordada foi voltada especialmente aos estudantes, com palestra acerca do assunto “formação médica e qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina”.

Fizeram parte da mesa de honra virtual da solenidade a reitora Luciane Bisognin Ceretta; a pró-reitora Indianara Reynaud Toretti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; a coordenadora do curso, Maria Inês da Rosa; a coordenadora-adjunta, Leda Soares Brandão Garcia; o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande; o representante da comissão organizadora do evento, acadêmico Donizete da Rosa Júnior e a presidente do Centro Acadêmico Sergio Alice, Ariela Rocha Casagrande.

Para a reitora da Universidade, celebrar os 20 anos do curso de Medicina significa celebrar a chegada dos cursos da área da saúde da Universidade, sua expansão, seu maior potencial junto à comunidade e a possibilidade de aproximação com uma área na qual os resultados mais uma vez se reverteram positivamente para a sociedade. “Nós não só fomos responsáveis pela formação de mais de mil profissionais médicos altamente qualificados, como aproximamos grandes nomes da Medicina para região, elevando ainda mais a qualidade do serviço oferecido por aqui e gerando a oportunidade posterior de abertura do nosso programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde”, avalia.

Ao aproveitar a oportunidade para reiterar agradecimentos, a atual coordenadora do curso lembrou de alguns capítulos da trajetória de duas décadas e deixou, com carinho, seu desejo para os próximos ano de história. “O curso de Medicina se agigantou nesses 20 anos, tanto em estrutura quanto em corpo docente. Para os próximos 20 anos faço votos que esse curso, que é um sonho realizado, continue a moldar a vanguarda do ensino, da ética, da empatia e do humanismo. Que possa continuar intervindo para transformar o mundo em um lugar cada vez melhor”, destacou Maria Inês.

Homenagens para grandes personagens dessa trajetória

A transmissão ao vivo foi palco ainda do anúncio de homenagens especiais para professores, colaboradores e instituições que fazem ou fizeram parte da história do curso de Medicina da Unesc. Entre os homenageados, que receberão posteriormente uma placa de Menção Honrosa, estiveram os professores Giane Michele Frare Peck; Alexandre Achiles De Oliveira Badaraco; Felipe Dal Pizzol; Robson Luiz Dos Santos; Rosemari De Oliveira Duarte e Giovana Fátima Da Silva Soares.

Foram homenageados ainda, como ex-coordenadores, os professores Cleber Roberto Mrozinski; Silvana Maria De Miranda; Maria Inês Da Rosa (Atual Coordenadora); João Luciano De Quevedo e Glauco Danielle Fagundes.

Como reitor à época da instalação do curso, foi homenageado também o ex-reitor Edson Carlos Rodrigues e, representando a atual gestão, a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Também recebem menção honrosa do curso as instituições parceiras: Hospital São José, representado pela irmã Isolene Lofi; Hospital Materno Infantil Santa Catarina, representado por César Magalhães; Hospital São Donato, representado por Júlio César De Luca e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, representada pelo atual secretário da pasta, Acélio Casagrande.

Qualidade de vida também baseada em evidências

Ao apresentarem números e evidências científicas com foco na temática da noite, os responsáveis por desmembrar pesquisas internacionais e explicar, na prática, o cenário da qualidade de vida dos estudantes de Medicina e indicar caminhos focados na qualidade de vida foram os professores doutores Milton de Arruda Martins e Patrícia Tempki.

Milton é médico especialista em clínica médica; coordenador do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme); coordenador da faculdade de Medicina da USP e ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Já Patrícia é livre docente em educação na saúde pela Universidade de São Paulo; coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da USP e secretária executiva do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras.

Em seus currículos os dois profissionais trazem pesquisas e experiências com foco na qualidade de vida de estudantes de Medicina. Em um bate-papo descontraído e que envolveu a participação dos acadêmicos os ministrantes da noite elencaram e explicaram alguns dos domínios necessários para garantir a qualidade de vida.

Conforme Patrícia, os estudos realizados apontam itens como: Gestão do tempo, Horas de sono, Prática de atividade física e Resiliência como fundamentais no intenso processo de vivências na academia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Não há uma receita pronta que garanta isso. Há necessidade de haver uma preocupação da comunidade desde a coordenação, gestores até ser uma cultura da Instituição. Podemos citar a importância das intervenções contínuas voltadas ao assunto, o investimento em um ambiente seguro, o desenvolvimento pedagógico dos professores, entre outras questões”, acrescentou Milton.

Toda a palestra, assim como as homenagens feitas e as sugestões deixadas por Milton e Patrícia pode ser assistida a qualquer tempo no link https://www.youtube.com/watch?v=2da-BqqfE-w no canal da Unesc TV.

A programação completa pode ser acessada na página do Centro Acadêmico Sérgio Alice no Instagram @casergioaliceunesc.

Confira abaixo os links para assistir as transmissões desta sexta-feira e sábado (2 e 3/10):

Sexta-feira – Início 18h – https://youtu.be/-c3ILuHd0Xs

Sábado – (manhã) – Início 8h – https://youtu.be/hUi5ZKmca10

Sábado – (tarde) – Início 13h30 – https://youtu.be/TVu56U50Oeg

Você também pode gostar