Em três semanas, teleatendimento na saúde de Içara já realizou mais de 2 mil procedimentos
Pacientes de quatro bairros da cidade já podem agendar consultas e renovar receituários sem precisar sair de casa
O Programa Conecta Saúde, implantado pela Secretaria de Saúde de Içara para oferecer teleatendimento aos pacientes, já realizou 2,3 mil procedimentos nestas três primeiras semanas de uso. Pelo WhatsApp, os pacientes dos bairros Raichaski, Jardim Elizabete, Jaqueline e Jussara já podem agendar consultas médicas e odontológicas, além de renovar receituários, sem precisar comparecer presencialmente às unidades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gustavo de Jesus, a pesquisa de satisfação realizada após o teleatendimento ser concluído registrou um percentual positivo de 96% nas respostas dos usuários. Como as primeiras semanas de adaptação foram tranquilas, em breve o serviço será ampliado progressivamente para os demais bairros da cidade.
“O retorno das pessoas tem sido bastante favorável. Em breve, nenhum paciente de Içara precisará sair de casa para realizar esses procedimentos que podem ser resolvidos de forma simples pelo WhatsApp. É um processo seguro e prático, que veio para facilitar a rotina de todos”, ressalta.
Como utilizar
Para os moradores dos quatro bairros onde o programa já está em uso, basta entrar em contato com o número (48) 3431-3562 e responder aos comandos com as informações solicitadas. Depois, o cadastro irá pedir ao paciente o envio de uma foto de rosto segurando um documento com foto.
Essa ação é importante para fins de segurança, coibindo a possibilidade de alguém se passar por outra pessoa. Ao final deste processo de triagem, uma profissional assumirá a conversa para finalizar o agendamento. “As equipes das Unidades de Saúde também estão treinadas para sanar eventuais dúvidas dos pacientes”, informa a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Shirley Gazola.