Em três dias, Grande Florianópolis totaliza chuva acima de 200mm

No início da próxima semana, volta a ocorrer chuva do Planalto ao Litoral

Entre os dias 10 e 12 a Região da Grande Florianópolis registrou um acumulado de chuva superior a 200 mm. Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Antônio Carlos e Águas Mornas foram os municípios mais atingidos, com um acumulado de 244mm, 224mm, 160mm e 153mm, respectivamente, em 72 horas, sendo que a maior parte da chuva ocorreu na terça-feira, dia 12. Totais elevados de precipitação, entre 50 e 100mm, também foram registrados em outros municípios entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de SC, com destaque para Joinville e São José.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Chuvas persistentes durante três dias consecutivos, atingindo as áreas da Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC, são típicas da chamada circulação marítima, conhecida na Ilha como “lestada”. Essa condição de tempo é caracterizada por um intenso fluxo de umidade transportado do mar para as áreas do litoral catarinense. Esse fluxo de vento interage com o relevo, favorecendo a intensificação da chuva em áreas bem localizadas. Conforme a direção de vento predominante, a chuva mais intensa ocorre principalmente em municípios da Grande Florianópolis, como Palhoça, ou da região de Camboriú ou Joinville.

O tempo melhora em todo o Estado somente na próxima semana, a partir do dia 20. Até quinta-feira, dia 14, permanece com chuva na Grande Florianópolis e Litoral Norte, ainda por influência da circulação marítima. Na sexta-feira e fim de semana, ocorre chuva em todas as regiões de SC, por passagem de frente fria e predomínio de baixa pressão. No início da próxima semana, na segunda e terça-feira, dias 18 e 19, volta a ocorrer chuva do Planalto ao Litoral, por circulação marítima.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.