Em reinauguração de leitos de UTI, governador recebe pedido de criação de ala oncológica no Santa Catarina
Ato com a presença do governador Jorginho Mello aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 15
Após dois meses em reforma de estrutura e de equipamentos, foi reinaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 15, a revitalização de oito leitos de UTI, sendo sete neonatais e um de UTI pediátrica no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) em Criciúma. O investimento foi de R$1,2 milhão.
Há duas semanas os leitos já estão recebendo os bebês prematuros e segundo o diretor geral do HMISC, César Augusto de Magalhães, são leitos que estavam fazendo falta aos pacientes neonatais. “Somos uma maternidade com quase 13 mil partos e com uma grande demanda de prematuros. Esses bebês de 0 a 28 dias terão uma tecnologia e um acolhimento com muito mais estrutura”, garantiu.
O ato contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. “Melhorar a saúde dos catarinenses é melhorar a qualidade de vida de todos nós. Nós merecemos isso. Precisamos ter saúde, educação e outras coisas que fazem bem para a vida de cada um”, disse o governador Jorginho Mello.
Na oportunidade, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, entregou dois projetos ao chefe do Estado, solicitando a ampliação das alas de oncologia e neuropediatria do materno infantil. “Não é qualquer hospital no Estado que possui 30 leitos, 20 neonatais e dez pediátricos. Realmente o materno infantil vem crescendo e vai crescer, dando continuidade à manutenção e ampliação do materno infantil que atende Criciúma e o Estado de Santa Catarina”, destaca o secretário.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, informou que em uma próxima etapa será feita a ala ambulatorial e de oncologia do hospital. “Uma área que irá acolher todas as crianças do Sul do estado que precisam de tratamento contra o câncer. Com isso, o Hospital São José será aliviado e para lá irão somente as crianças que precisam de radioterapia”, informou.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.