Notícias de Criciúma e Região

Em procedimento inédito, homem recebe transplante de coração de porco

Três dias depois da cirurgia o paciente passava bem

Um feito histórico e inédito aconteceu nos Estados Unidos. David Bennet, de 57 anos, com doença cardíaca terminal, recebeu um implante de coração de um porco geneticamente modificado. O procedimento, realizado com sucesso, é uma inovação da medicina que poderia ajudar a solucionar o problema da falta de órgãos doados.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Três dias depois, o paciente está indo bem, afirmaram os médicos na segunda-feira, 10. Bennet estava conectado a uma máquina de auxílio cardíaco, mas já estava respirando autonomamente. “Foi uma cirurgia revolucionária, que nos deixa um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos”, disse em nota, o médico Bartley Griffith, que transplantou cirurgicamente o coração do porco. “Estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia pioneira no mundo proporcionará uma nova opção importante para pacientes no futuro.”

A cirurgia, realizada por uma equipe da Universidade de Medicina de Maryland, está entre as primeiras a demonstrar a viabilidade do transplante cardíaco do porco para o homem, um campo de estudos possibilitado por novas ferramentas de edição de genes. Caso a operação se prove bem sucedida, cientistas esperam que órgãos de porcos possam ajudar a aliviar a escassez de órgãos e doadores humanos.

Para o paciente o transplante de coração era a última opção. “Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse Bennett um dia antes da cirurgia, de acordo com uma nota publicada pela universidade.

 

Você também pode gostar