Em noite prestigiada, OAB Criciúma lança sua primeira obra

Em evento prestigiado, a OAB Subseção Criciúma lançou na noite de terça-feira, 20 sua primeira obra, “O Ensino Jurídico no Brasil: Perspectivas em Debate”, que une oito artigos em formato e-book (livro digital).

Profissionais da área, comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e público geral acompanharam o lançamento, na sede da OAB, que contou ainda com a palestra do professor e doutor em Direito, Horácio Wanderlei Rodrigues, o qual é presidente da Comissão Jurídica da OAB/SC.

O e-book tem como foco compartilhar conhecimento e debater questões de interesse da sociedade. Os artigos foram escolhidos por meio de edital, que exigiu que fossem abordados, de forma inédita, práticas, metodologias, ações e experiências na trajetória histórica, política e social do ensino jurídico brasileiro, oferecendo assim, um material de alto nível para profissionais e estudantes da área.

 

Segundo o presidente da Comissão de Estudos e Educação Jurídica e idealizador do projeto, Daniel Preve, a obra veio da necessidade de promover um diálogo com as instituições de ensino superior que abordam o ensino jurídico.

“E por meio da OAB, que apesar de ser uma entidade que regula a atividade profissional do advogado, ela também, desde em nível estadual e nacional, tem uma atuação muito forte no ensino jurídico”, coloca. O e-book tem apoio de uma junção das quatro grandes universidades do sul catarinense, compostas pela Unesc, Unisul, Unibave e Esucri.

“Na nossa área, geralmente é o profissional de Direito o maior corpo docente de uma instituição e não estudamos na nossa graduação o ensino, ou seja, não faz parte da formação de um profissional e por isso a importância deste projeto”, destaca Preve, que também é vice-reitor da Unesc.

“Tivemos uma aceitação muito grande, não somente na nossa região, mas de fora dela, sendo que um dos artigos que foram aprovados veio da presidência da Comissão Estadual do Ensino Jurídico da OAB do Rio Grande do Sul (RS). Inclusive já fomos convidados para fazer o lançamento do livro em Porto Alegre. Uma grata satisfação de socializar este material com toda comunidade acadêmica, não apenas os profissionais, os advogados, mas todos aqueles que querem discutir a educação e principalmente a educação jurídica”, ressalta Preve.

Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, a obra vem cumprir o papel de promover e inserir no debate todo conhecimento produzido, divulgando assim práticas, metodologias, experiências e ações do ensino jurídico brasileiro.

“É um material de suma importância por oferecer conteúdo de alto nível para profissionais e estudantes, principalmente aproximando o meio universitário que é onde tudo acontece. Ficamos muito lisonjeados, pois o lançamento foi o evento que mais encheu a nossa casa até então”, observou, referindo-se a sede da OAB.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.