Em maio, 28º GAC inaugura complexo de visitação

Obra terá três monumentos que irão contar um pouco sobre a história do exército brasileiro

Em maio deste ano, quando completa 190 anos, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Severiano Martins da Fonseca de Criciúma, abrirá suas portas para a comunidade conhecer um pouco mais sobre a história do exército brasileiro. Está em fase de conclusão um complexo de visitação dentro do 28º GAC.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Serão três monumentos, com a ideia de fomentar a visitação em nossa unidade. Vamos abrir os portões para estudantes e comunidade em geral”, destaca o comandante do 28° Grupo de Artilharia de Campanha, tenente-Coronel Brito Júnior.

Ao chegar no local, o visitante irá conhecer o monumento que remete a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que irá prestar homenagem aos pracinhas. “Temos pracinhas aqui da região que combateram no teatro municipal da Itália durante a Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1944/45. Ali terá o nome em uma lápide de todos os que foram”, destaca o comandante. Ainda segundo ele, na última semana, militares do 28º GAC, prestaram homenagem a um deles que completou 100 anos e reside em Araranguá.

Logo em seguida, estará Santa Barbara, padroeira da cidade, dos mineiros e da artilharia. O terceiro monumento é da Praça das Batalhas que remete a 1831, onde será disposta as batalhas que o grupo participou.

Homenagens pelo Dia do Exército

O 28º Grupo de Artilharia de Campanha, comemora neste dia 19 de abril, o Dia do Exército. Data da primeira Batalha dos Guararapes, quando em 1648, em solo pernambucano, brasileiros de todas as etnias derrotaram decisivamente pela primeira vez o inimigo invasor que ocupava o Nordeste Brasileiro desde 1630.

A formatura alusiva à data, foi realizada no pátio Presidente Médici, com a entrega da Medalha Serviço Amazônico, com passador de bronze ao segundo sargento Alexandre Vicente. A concessão da Medalha do Serviço Amazônico é um ato de destaque e reconhecimento do Exército Brasileiro, aos militares que prestaram bons serviços em benefício das organizações militares situadas na área amazônica, contribuindo para a missão da Força Terrestre nas fronteiras da região norte do Brasil.

Além disso, foram realizadas na solenidade as seguintes atividades: incorporação da Bandeira Nacional; leitura da Ordem do Dia e palavras do Comandante do 28º GAC.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.