Em Criciúma, secretário da Saúde de SC é cobrado por mais efetividade
André Motta Ribeiro participou do Fórum da Saúde na Acic
Com a presença do secretário estadual André Motta Ribeiro, a segunda edição do Fórum da Saúde, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi marcado por muitas cobranças e clima tenso entre os participantes. Secretários, prefeitos, diretores de hospitais e funcionários da saúde da Região Sul estiveram na reunião que foi realizada nesta terça-feira, dia 22, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Durante a conversa, o secretário estadual destacou que a alta dos números de casos positivos são consequências das pessoas que não tomaram todas as doses da vacina. Em entrevista exclusiva ao Portal Litoral Sul, Ribeiro explicou que as discordâncias fazem parte do processo. “A saúde é muito complexa. As pessoas sofreram muito ano passado e a saúde não tinha recursos para fazer procedimentos. Porém, agora temos. Apesar disso, percebo que alguns estão presos ao passado, com medo de dar um passo maior e terem prejuízo. Só que o nosso governo não faz promessa, a gente assume o compromisso”, destacou.
Vacinação infantil
Iniciada em janeiro deste ano, a vacinação infantil ainda encontra barreiras para avançar em Santa Catarina. Segundo o secretário, o estado teve um aumento de 400% de internações de crianças. “Elas não merecem passar por esse sofrimento. Me preocupa muito quando a autoridade máxima do país traça a necessidade de consulta pública, atestado e receita para realizar a vacina. Isso causa nos pais uma insegurança e hoje pagamos o preço por isso. As crianças e adolescentes tem o direito a proteção da vacina. Então peço aos pais que vacinem seus filhos. Essa é a única forma de sairmos dessa pandemia”, completou.
Carnaval
A festa mais popular do Brasil inicia para muitos neste sábado, dia 26. Várias festas de Carnaval irão acontecer na Região Sul. Pensando nisso, Ribeiro faz um alerta. “Todos nós estamos precisando de um momento de lazer, mas a pandemia ainda está entre nós. Não aglomerem sem fazer uso das regras sanitárias”, salientou o secretário que mencionou que é de responsabilidade do município fiscalizar todos os eventos que serão realizados.