Em Criciúma, famílias recebem escrituras de imóveis
Moradores da Área de Núcleo do Bem, no bairro São Marcos, foram contemplados
A entrega de escrituras e registros de imóveis para 19 famílias por meio do programa Lar Legal, foi realizada na noite de ontem, 13, pelo Governo de Criciúma, em cerimônia no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Foram contemplados moradores da Área de Núcleo do Bem, localizada no bairro São Marcos.
A solenidade contou com a presença de autoridades e membros da comunidade. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou a importância da conquista para as famílias beneficiadas. “A entrega das escrituras representa não apenas a transferência de um documento, mas a garantia de estabilidade e dignidade para as famílias contempladas. A regularização fundiária consolida o direito à moradia e fortalece a coesão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade”, afirmou.
“A regularização fundiária é um processo de transformação de moradias irregulares em moradias legalizadas, com registro no Cartório de Registro de Imóveis. Com isso, o município garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana”, explicou o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.
O programa coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação é uma iniciativa fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público (MP) e prefeituras municipais.
Programa Lar Legal
O programa Lar Legal é uma ação coletiva, destinada para loteamentos irregulares que busca entregar os títulos de propriedade (escrituras) já consolidados pelo tempo.
Com os documentos regulares, as famílias passam a ter oficialmente a titularidade dos seus imóveis e estão asseguradas para fazer o investimento que desejarem na propriedade, como financiar reformas e ampliações, além de ter acesso a serviços básicos como luz, água, esgoto e pavimentação.
“Muito feliz de participar da entrega da documentação da casa para os criciumenses que estavam aguardando por este momento. Agora, todos os contemplados poderão garantir, para sua família, a posse efetiva de seus lares, passando dos filhos para os netos e de geração para geração”, finalizou o juiz do programa Lar Legal, Klauss Correa de Souza.