Notícias de Criciúma e Região

Em café com a imprensa, bombeiros destacam os atendimentos e o andamento das obras dos quartéis da região Sul

Informações foram repassadas pelo comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira

Estreitar laços e fortalecer a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a imprensa, pautou um café na tarde desta quinta-feira (12), na sede provisória do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM) de Criciúma. Na oportunidade, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, destacou os atendimentos e os principais projetos dos Bombeiros Militares, que atende de Urussanga a Passo de Torres.

Dados de janeiro até agosto deste ano, dão conta que os principais atendimentos foram pré-hospitalares, num total de 6.284; incêndios: 613; salvamentos:330 e outras ocorrências operacionais: 447. “Hoje 75% das ocorrências de bombeiros, não somente em Criciúma e região, mas em nível nacional é atendimento pré-hospitalar”, informou o comandante. 

Destaque ainda para as obras de novos quartéis como o de Cocal do Sul que possui prazo contratual de sete meses, com previsão de entrega no início de novembro desse ano. “Nossa intenção é inaugurar em dezembro”, aposta o comandante. A reconstrução do quartel em Urussanga, onde o prédio está sendo reformado e ampliado, possui previsão de entrega de um ano. Já em Forquilhinha e nas cidades de Balneário Arroio do Silva e Praia Grande já existe o projeto e o terreno doado pelas prefeituras dos municípios. “Falta o recurso para efetivar a execução dessas obras”, informou. 

Obras em Criciúma

Criciúma, desde agosto de 2022, o 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM) de Criciúma está atendendo na Rua General Osório, no bairro Santa Bárbara. A previsão é que o espaço cedido pela Casan, por meio de um termo de cessão de uso, seja utilizado até o final do primeiro semestre de 2025, enquanto o quartel, na rua Dolário dos Santos, fique pronto. A obra possui 3.163,11 metros quadrados de área construída, num investimento de R$11.388.362,88. 

“O antigo prédio não estava mais atendendo a nossa necessidade, pois o quartel tinha mais de 50 anos. Agora vai ficar mais moderno. Tem muita coisa evoluindo na parte interna da obra, mas os trabalhos ainda seguem na parte externa. O prazo contratual da obra é agosto do ano que vem”, disse o comandante do 4º BBM.

Posto Avançado no Rio Maina

Será instalado na Intendência do Rio Maina em Criciúma e a licitação realizada no dia 28 de agosto e homologada ontem (11) é de responsabilidade da Prefeitura de Criciúma. A obra será dividida em duas etapas, primeiro a reforma do local e a segunda parte será a construção de um galpão para uso das viaturas e promete ampliar e fortalecer a presença dos bombeiros na região, melhorando a capacidade de resposta a emergências e aumentando ainda mais a  segurança da população local. O posto terá aproximadamente 300 metros quadrados.

“Algumas modificações serão feitas no espaço, mas a localização é ótima para atender a população, diminuindo consequentemente o nosso tempo resposta. Conseguiremos atender o Caravaggio e até mesmo Siderópolis. Esperamos que até o final deste ano já esteja em funcionamento”, acredita o comandante do 4° BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira. 

Você também pode gostar