Eleições nos EUA: quando devem sair os resultados nos estados decisivos

As eleições presidenciais dos Estados Unidos seguem sem um vencedor definido no dia seguinte à votação. Faltam os resultados de seis estados, dos quais três serão decisivos, para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos.

O democrata Joe Biden lidera a disputa com 248 votos no Colégio Eleitoral, enquanto o republicano Donald Trump tem 213, segundo projeções da agência de notícias Associated Press (AP).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Veja abaixo quando deve terminar a contagem dos votos, segundo o site FiveThirtyEight:

  • Pensilvânia (20 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até sexta-feira (6), e o prazo final para a contagem é 23 de novembro.
  • Geórgia (16 delegados): deve sair hoje ou amanhã.
  • Michigan (16 delegados): pode demorar até sexta-feira (6).
  • Carolina do Norte (15 delegados): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 12 (quinta-feira da próxima semana).
  • Nevada (6 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 10 (terça-feira da próxima semana).
  • Alasca (3 votos): Trump também lidera com 30 pontos percentuais de vantagem para Biden, mas o estado não deve ser relevante para a disputa por ter poucos delegados.

 

Com 248 dos 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral, Biden precisa de mais 22 delegados para vencer. Trump necessita de mais 57. Assim, os estados decisivos devem ser PensilvâniaMichigan e Geórgia. O presidente americano venceu nos três estados em 2016, está à frente em dois no momento (Pensilvânia e Geórgia) e lidera também na Carolina do Norte e no Alasca.

Seu rival democrata está à frente no Michigan e em Nevada. Se vencer nesses dois estados, conquistará os 22 votos que precisa e será eleito o 46º presidente dos Estados Unidos.

Para o atual presidente se reeleger, é necessário vencer nos três maiores estados em que já lidera (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, que somam 51 votos) e conquistar o Michigan ou Nevada.

Resultado oficial x projeções

O vencedor pode ser anunciado antes das datas previstas porque os números divulgados pela imprensa não são os da contagem oficial, que demoram muito a sair em alguns casos.

 

Eles são projeções feitas por organizações independentes, como a Associated Press, que tem colaboradores espalhados por todo o país.

Assim, o futuro presidente pode ser anunciado não por uma autoridade eleitoral oficial, mas quando órgãos de imprensa conseguirem gerar projeções suficientemente precisas para declarar que um determinado resultado é irreversível.

 Por G1

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.