Notícias de Criciúma e Região

EJA resgata sonho de quem deseja concluir os estudos

Edmilson Simão, de 48 anos, concluiu os estudos após mais de 35 anos sem estudar

Para crescer profissionalmente, Edmilson Simão, de 48 anos, precisou terminar os estudos, que havia parado na 5ª série do ensino médio. Trabalhando como corretor de imóveis, a falta do estudo impedia que o profissional recebesse a sua permissão para exercer a profissão. Após mais de 35 anos sem estudar, o desafio era retornar para a sala de aula.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Fiz o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e não conseguia pegar pois não tinha o ensino médio completo. Então tive que voltar a estudar. Mas aí veio o desafio, por ser mais velho, a gente fica com vergonha”, conta o corretor de imóveis.

Edmilson precisava de um método que conseguisse conciliar os estudos com o horário de trabalho. Por indicação, conheceu o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Criciúma e decidiu procurar o local para saber mais.

“Hoje estou pegando meu diploma. Mas cheguei nesse lugar com vergonha, por ser mais velho. Quem me recebeu, me tratou muito bem, me deixou preparado e hoje este dia está sendo muito importante. Através dessa formação estão aparecendo várias oportunidades de trabalho. Se eu não tivesse formado, acredito que não teria essa chance”, conta Edmilson.

A modalidade de ensino do EJA tem como objetivo permitir que pessoas adultas alfabetizadas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade habitual, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.

No momento da matrícula, o aluno já recebe o material de estudo, composto por uma apostila e vídeo aulas. As aulas são 100% presenciais e o estudante faz a prova quando se sentir preparado.

“Se o aluno tiver dificuldade durante os estudos, ele procura a escola e nós oferecemos aula de reforço. O EJA acompanha todos os estudantes e dá todo o suporte necessário. Até hoje, todos os nossos alunos foram aprovados”, explica Marlei Lopes de Jesus, sócia-proprietária do EJA de Criciúma.

Prioridade no que ficou para trás

Para se dedicar a carreira profissional no esporte, Luiz Henrique da Silveira Araújo, de 25 anos, abandonou os estudos quando estava no 1º ano do ensino médio. Atualmente tem uma academia onde é professor de box e muay thay. Após alcançar seus objetivos no esporte, decidiu dar prioridade no que ficou para trás, os estudos.

Com o apoio da esposa, Luiz decidiu procurar o Eja e concluir o ensino médio. “Eu estudava no tempo que dava. Ou era pela manhã bem cedo, antes de trabalhar, ou à noite, depois que terminava de dar aula. Fechava a academia e conseguia sempre estudar um pouquinho”, conta o professor.

Luiz Henrique conseguiu terminar os dois anos que faltavam do ensino médio em menos de um ano. Agora, o jovem se sente motivado para seguir os estudos e iniciar uma pós-graduação. “Agora eu pretendo fazer uma faculdade de Educação Física. O principal era terminar o ensino médio. Se tudo correr bem, quero iniciar ainda este ano. Com a faculdade consigo colocar uma atividade diferente na minha academia”, ressalta.

Valores

A formação pelo Eja tem reconhecimento em todo o Brasil. Para incentivar a conclusão dos estudos, a escola está fazendo um valor promocional. A matrícula pode ser realizada diretamente na sede da escola, que fica localizada na Avenida Victor Meirelles, nº 1235, no bairro Santa Barbara, em Criciúma, através do site ou pelos telefones (48) 99622 – 8495 e (48) 99914 – 6557.

Cursos profissionalizantes

Além de concluírem os anos finais do ensino fundamental, os alunos terão a oportunidade de obter também um diploma de curso profissionalizante. O EJA oferece cursos presenciais e online como de Libras e Artes Visuais.