Educação em SC: obstáculos superados em 2022 e desafios pela frente em 2023
Melhora da qualidade de vida dos catarinense passa pelo desenvolvimento na educação
Um dos ingredientes integrantes do combustível para o desenvolvimento de Santa Catarina em 2022, foi a educação. Para 2023, a expectativa é que não seja diferente. Essa é a torcida do ex-secretário de Educação e deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), do ex-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), reitor da Unoesc e próximo secretário de Educação, Aristides Cimadon e, também, da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante a posse da nova diretoria da Acafe para o biênio 2023 – 2024, o deputado estadual Vampiro, que esteve à frente da pasta da Educação durante parte do governo, exaltou o desenvolvimento de Santa Catarina no que diz respeito à educação e citou a nova presidente da Acafe, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, como umas das provas disso. “Em um curto período de tempo, ela conquistou espaços importantes na educação como um todo, tanto em Santa Catarina, como a nível Brasil, sendo nomeada conselheira estadual e nacional de Educação e agora, como presidente da acafe”, pontuou.
Para o futuro secretário da pasta, Cimadon, ter o governador eleito como um apoiador da faculdade gratuita, é um presságio de boas novas. “O segundo mandato frente à Acafe foi em um período muito difícil, período de pandemia, mas terminamos de forma feliz. Conseguimos resolver inúmeros problemas. Consigo chegar ao final e entregar para a professora Luciane Ceretta a presidência da Acafe com um grande projeto de desenvolvimento do estado, que é a aceitação do governador Jorginho, da faculdade gratuita nas instituições comunitárias. Tivemos um êxito imenso, mas temos um trabalho imenso pela frente”, avalia.
Defensora da Educação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada Carminatti, acredita que o futuro só existe com educação. “Eu não acredito em desenvolvimento, profissionalismo, cidadania, melhoria da qualidade de vida, sem que passe pela educação e o sistema Acafe foi pioneiro para levar o sucesso ao ensino superior em todas as regiões de Santa Catarina”. A deputada ainda pontuou o fato de ter uma mulher como protagonista na educação, se referindo à Ceretta na presidência da Acafe.