Notícias de Criciúma e Região

EDITORIAL: Indústria é a geradora de emprego, mas tecnologia e turismo regional figuram como futuro da Amrec segundo dados da Unesc

Acabei de finalizar uma participação e assisti a apresentação e conclusão da 1ª Etapa do Plano de Desenvolvimento Sócio Econômico da região de Criciúma (06/10). Um trabalho contratado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e desenvolvimento, pensando e estruturado pela Unesc. Saio deste encontro entusiasmado, perplexo, empolgado, feliz e consternado. Para mim foi uma disruptura, uma mistura de “caraca” com fantástico. Isso por que foram ouvidas mais de 800 pessoas nos municípios da Amrec.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O Plano foi trabalhado e estruturado por mais de 100 profissionais, entre técnicos da Unesc, doutores, professores, estagiários e profissionais. A conclusão da 1ª etapa do Plano já mostra uma Amrec nova, moderna, tecnológica, integrada e com foco no bem estar. Vou dormir esta noite impressionado e empolgado por que percebo que a Unesc conseguiu colocar nesta apresentação o desejo que vem diretamente do seio da sociedade.

Pela apresentação as pessoas enxergam a Amrec unida a potencialidade industrial, mas acredita na tecnologia e no turismo como desenvolvimento futuro. A conclusão da Unesc, nesta primeira etapa, deixa claro Turismo e Tecnologia como futuro da Amrec. Tecnologia como propulsora, de forma integrada, de uma roda que desenvolve a indústria, educação e prestação de serviço. Bem Estar vejo relacionado a turismo, integrado, regional. Quando a pesquisa destaca que o anseio coletivo é ciclovia regional integrada, fica claro que o valor adicional da sociedade é unir, produção com qualidade de vida.

A pesquisa identificou a indústria como a maior geradora de emprego na Amrec. A cerâmica predomina de forma regional, mas a tecnologia e o turismo nasce da fonte (sociedade) como futuro e de forma integralizada. Pelo menos é a conclusão que chego depois de quase 2h30min de live junto a apresentação feita pela Unesc e seus profissionais. Vamos observar as próximas etapas, mas essa primeira foi a balizadora.

Você também pode gostar