Por Leandro JosĆ© RoldĆ£o Pereira, diretor Comercial & Marketing do Center Shopping AraranguĆ”; Professor no Senac; Graduado em AdministraĆ§Ć£o; MBA em GestĆ£o Financeira; PĆ³s-graduado em Marketing EstratĆ©gico
Estamos hĆ” alguns anos vivendo uma transformaĆ§Ć£o mundial do comĆ©rcio e de como as empresas e pessoas se relacionam. O varejo, em especial, foi tomado pela onda das redes sociais. Novas profissƵes surgiram, novos canais de vendas e as barreiras fĆsicas dos ambientes foram superados. Hoje, pode-se comprar praticamente qualquer coisa de qualquer lugar do mundo, sem nem precisar sair de casa. Tudo estĆ” disponĆvel diante dos nossos olhos em uma tela de computador. Ć possĆvel, inclusive, ver avaliaƧƵes do produto, do fornecedor, ter acesso ao depoimento de outras pessoas que compraram ou tiveram acesso Ć quela empresa, dentre outros recursos.
>Cobertura especial, saiba tudo sobre coronavĆrus
Muitas dĆŗvidas surgiram: serĆ” que os meios digitais irĆ£o gerar desemprego? SerĆ” que as lojas fĆsicas deixarĆ£o de existir? SerĆ” que as livrarias deixarĆ£o de existir, assim como aconteceu com as lojas de CDĀ“s? Enfim… para essas e outras perguntas jĆ” existe resposta: e para todas elas Ć© que esses mercados irĆ£o coexistir e serĆ£o complementares. As empresas terĆ£o de estar em todos os canais, em todos os lugares acessĆveis ao cliente, onde ele estiver.
O que vemos por aĆ sĆ£o empresas que, infelizmente, ainda nĆ£o se atentaram para esse cenĆ”rio revolucionĆ”rio e sem volta. Muitas empresas permanecem fazendo as mesmas coisas e com as mesmas atitudes de 20 ou 30 anos atrĆ”s.
AliĆ”s, nĆ£o raro ouvimos algum empresĆ”rio dizer: āNĆ£o sei o que estĆ” acontecendo, eu sempre fiz desse jeito e sempre deu certo e agora parece que estou desaprendendo a ganhar dinheiro.ā Na verdade, o mercado se tornou tĆ£o competitivo, tĆ£o rĆ”pido que, mesmo para aqueles que buscam atualizaĆ§Ć£o constante, nĆ£o estĆ” fĆ”cil se destacar no mercado, imagina para aqueles que ācontinuam fazendo sempre do mesmo jeitoā?
Os canais digitais devem ser considerados como uma extensĆ£o do negĆ³cio, um setor que, como tal, deve ter uma estrutura, metas e resultados, somente assim trarĆ£o todos os benefĆcios que se espera. Infelizmente, muitos consideram os veĆculos digitais apenas como meio de divulgaĆ§Ć£o do seu negĆ³cio. Ć necessĆ”rio estudar ou contratar profissionais que conheƧam e possam aplicar todo o potencial digital em prol da empresa.
Nos Ćŗltimos dias, em funĆ§Ć£o da pandemia do coronavĆrus, estamos assistindo e ouvindo diversas novas medidas do governo e das empresas. JĆ” hĆ” muito se fala em trabalho Ć distĆ¢ncia, homeoffice, gestĆ£o da produĆ§Ć£o digital, mecanismos de controle e da produĆ§Ć£o e do tempo de trabalho dos funcionĆ”rios, mas somente agora tais medidas estĆ£o aparecendo. O prĆ³prio governo vem regulamentando tais atividades e as empresas aprendendo a lidar com esse novo cenĆ”rio.
ApĆ³s este perĆodo e mediante reformas, viveremos um exponencial crescimento da economia e de todas essas novas formas de trabalho, atualmente usadas por poucos e comum nos paĆses desenvolvidos, tendem a ser comum nos quatro cantos do Brasil.
Muitas empresas nĆ£o irĆ£o sobreviver a este momento, em especial as pequenas que nĆ£o tĆŖm fluxo financeiro para ficarem com suas atividades paradas, mas o brasileiro Ć© criativo e encontrarĆ” formas de se reinventar.
Entre em nosso grupo e receba as notĆcias no seu celular. Clique aqui
Outras empresas talvez nĆ£o irĆ£o quebrar, mas sairĆ£o ilesas desde momento, sobretudo aquelas que tiverem seus mĆ©todos de gestĆ£o consolidados e, consequentemente, indicadores de desempenho confiĆ”veis para as tomadas de decisĆ£o. As demais, deverĆ£o correr atrĆ”s do prejuĆzo para tambĆ©m nĆ£o serem engolidas.
O desemprego tambĆ©m vai acontecer. PermanecerĆ£o no mercado somente aqueles que estiverem em constante capacitaĆ§Ć£o. Lembrem-se, sempre haverĆ” espaƧo para aqueles que fazem a diferenƧa e as oportunidades nĆ£o aparecem, elas sĆ£o criadas por estes profissionais.
Muito provavelmente teremos as reformas aceleradas e o paĆs viverĆ” uma estabilidade jamais vista, economia forte, desburocratizada, com impostos simplificados e com um estado mais enxuto. Esse cenĆ”rio, que levaria ainda muitos anos para vivermos, certamente serĆ” adiantado e temos que estar preparados para este mercado aquecido.
E vocĆŖ, o que estĆ” esperando? Como estĆ” sua empresa ou seu conhecimento? Vai ficar esperando cair do cĆ©u? EntĆ£o, vamos Ć luta….