É série A! Tigre vence e carimba retorno à elite de forma antecipada
Time comandado por Cládio Tencati fez 3 x 0 no Botafogo de SP, na tarde deste sábado, dia 18, non estádio Heriberto Hulse
Após nove anos de espera, foi com casa lotada, muita emoção e uma trajetória invejável, que o Criciúma carimbou, na tarde deste sábado, dia 18, sua 14ª quarta participação na série A do Campeonato Brasileiro. O acesso veio de forma antecipada, na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ao vencer por 3 x 0 o Botafogo-SP, no estádio Heriberto Hulse.
O jogo
O Criciúma iniciou a partida sem pressão na marcação, sendo ofensivo pelas laterais. Aos oito minutos veio a primeira chance dos donos da casa. Hygor recebe de Claudinho, finaliza e é bloqueado por Márcio. Na cobrança de escanteio, na segunda trave, a bola passa direto pela linha de fundo. Aos 15 minutos, os carvoeiros quase abriram o marcador. Hygor sai cara a cara com Matheus Albino, que faz bela defesa. Dois minutos depois, Hygor ficou novamente de frente para o gol, finalizou rasteiro no canto esquerdo, e Matheus Albino fez boa defesa mais uma vez.
O Botafogo, sem perspectivas mais para a competição, seguia um jogo cadenciado. O Tigre seguia na tentativa de resolver tudo já no primeiro tempo e aos 28 minutos, a torcida quase comemorou. Éder tentou investir pela direita e a defesa do Botafogo afastou para escanteio, na cobrança a cabeçada de Hygor explodiu no travessão. Apesar de o goleiro do Pantera tentar atrapalhar os planos do tricolor aurinegro, aos 35 minutos o majestoso explodiu em grito de gol. Após contra-ataque do Criciúma, Hygor sai em disparada, corta o zagueiro do Botafogo e finaliza para defesa de Matheus Albino. No rebote, Éder empurra para as redes e abre o placar. Antes de descer ao vestiário, o Criciúma ainda quase ampliou o placar. Aos 47 minutos, Fellipe Matheus cobra falta na área, Wallison cabeceia e Matheus Albino faz boa defesa. Escanteio.
Segundo tempo
Determinado ao retorno para a elite do futebol brasileiro, os donos da casa seguiram ditando o ritmo da partida. Logo aos três minutos, em jogada pela esquerda de Marcelo Hermes, Luiz Felipe afasta a bola, Claudinho pega o rebote e finaliza por cima do gol do Botafogo. Por sua vez, os visitantes tinham dificuldades para sair jogando no campo defensivo. Com interesse em vencer o jogo para ter chance de subir de divisão já nesta rodada, o Tigre aproveitou também o fator casa e acuava o Botafogo em seu campo de defesa. Hygor, pelo Criciúma e o goleiro Matheus, do Botafogo, novamente protagonizaram a partida, com o defensor paulista no papel de vilão. Aos 18 minutos, Hygor domina entre os dois zagueiros, faz o giro e finaliza. A bola desvia na defesa e é escanteio. Após cobrança, na sobra da defesa visitante, Éder arrisca chute de fora da área, mas para em Matheus Albino
A partir dos 30 minutos o jpgo se alinhou com um Botafogo menos comabativo e um Criciúma mais tranquilo. Cinco minutos depois, com gol de Fellipe Mateus, após cobrança de falta o Tigre ampliou o placar. Quando a torcida já comemorava, o Criciúma deu outro presente a massa carvoeira: Felipe Vizeu após cruzamento de Hélder pela esquerda, colocou fim em nove anos de espera, e carimbou o acesso de forma antecipada à série A do campeonato brasileiro, fecahando o placar em 3x o para o Tigre.
Ficha técnica:
Criciúma:
Gustavo, Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Arilson, Barreto e Fellipe Mateus (Hélder); Eder (Vizeu) , Hygor e Fabinho (João Carlos).
Cartões: Claudinho (amarelo), Felipe Vizeu (Amarelo)
Técnico: Cláudio Tencati
Botafogo – SP:
Matheus Albino, Vidal, Ericson, Marcio Silva e Pedro Rodrigues, Diogo Silva, Tárik (Carlos Manuel), Guilherme Madruga e Mantuan (William); Toró (Edson Carioca) e Osman (Ivonei)
Cartões: Carlos Manuel (amarelo)
Técnico: José Leão
Criciúma 2 x 0 Botafogo – SP
Data: sábado, 18 de outubro de 2023
Horário: 17h
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Arbitragem:
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz – RJ
Árbitro Assistente 1: Thiago Henrique Neto Correa Farinha – RJ
Árbitro Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno – RJ
Quarto Árbitro: Edson da Silva – SC
Árbitro de Vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga – RJ