Neste domingo (24), cerca de 6 mil candidatos fizeram o exame de classificação do IFSC. De manhã, foi realizada a prova de seleção para os cursos técnicos subsequentes e, de tarde, para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O exame foi realizado nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São José, Tubarão e Xanxerê.
Os candidatos tiveram três horas (de manhã) e quatro horas (de tarde) para responder a 28 questões de múltipla escolha – sendo 7 questões de Ciências, 7 de Geografia e História, 7 de Língua Portuguesa e 7 de Matemática. Os índices de abstenção já estão disponíveis na página de estatísticas dos processos seletivos.
Cursos mais concorridos
O curso técnico integrado mais concorrido neste processo seletivo foi o de Química do Câmpus Florianópolis com 12,56 candidatos por vaga. Entre os cursos técnicos subsequentes, o mais procurado foi o técnico subsequente em Enfermagem, também do Câmpus Florianópolis, com 7,23 candidatos/vaga.
Veja aqui a relação de candidato por vaga de todos os cursos
Pais na torcida
Durante o exame de classificação para os cursos técnicos integrados, muitos pais e familiares não só acompanharam os candidatos até o portão de entrada dos locais de prova, como também aguardaram pela sua saída. Ketrin Beltrão trouxe até cadeira para aguardar a filha fazer o exame no câmpus da UFSC em Florianópolis. “Vim pra esperar por ela e demonstrar apoio. Se ela ficar as quatro horas, vou esperar”, disse a mãe que estava tão nervosa quanto a filha.
Ela contou que a família gaúcha ainda não conhecia o IFSC, mas começou a pesquisar opções para o Ensino Médio depois que a escola atual da filha falou sobre a instituição. “Pelo o que a gente estudou, por mais que outras escolas também sejam boas, as oportunidades que o IFSC abre são completamente diferentes”, destacou.
Shênia Feyh também esperou seu filho Dener Francisco, de 14 anos, do lado de fora do Centro Sócio-econômico da UFSC. Sua família se mudou para a capital catarinense há quatro anos e um dos motivos foi em busca de uma melhor educação. Atualmente, Dener estuda em uma escola estadual no bairro Ingleses, no norte da Ilha. “Pelo que ouvimos sobre o IFSC, a instituição oferece não só um ensino bom, mas outras oportunidades, além do fato de ele sair também com a formação técnica, que acho que pode fazer diferença na sua formação”, afirmou.
Ao sair da prova, Dener também destacou o curso técnico como um atrativo para estudar no IFSC. “A oportunidade de fazer um curso técnico integrado ao Ensino Médio é bem legal”, afirmou.
Para o estudante Pietro Justino, de 15 anos, a possibilidade de cursar o Ensino Médio junto com o curso técnico de Mecatrônica no Câmpus Florianópolis foi o que o levou a fazer a prova deste domingo. “Quero seguir a carreira de engenheiro de computação e isso vai me ajudar no mercado de trabalho”, ressaltou.
Já para o estudante Artur Pezzi, de 14 anos, mais do que uma boa formação, entrar no IFSC significa seguir os passos da família. Seu avô, seus pais e seu irmão já estudaram no Instituto. “Quero ter uma educação de qualidade que nem eles”, contou.
Gabaritos disponíveis
O Departamento de Ingresso do IFSC (Deing) já publicou os gabaritos preliminares do Exame de Classificação 2025.1, realizado neste domingo. Recursos podem ser enviados nesta segunda-feira (25) por meio de formulário eletrônico disponível na página de Provas e Gabaritos. O gabarito definitivo será divulgado em 6 de dezembro e a lista dos candidatos aprovados em primeira chamada será divulgada em 10 de dezembro.