Notícias de Criciúma e Região

Documentário que conta história da imigração em Nova Veneza será lançado neste mês

Documentário que conta a história de Nova Veneza, com destaque para a gastronomia, turismo e o desenvolvimento especialmente do distrito de Caravaggio, será lançado no dia 20 de junho em comemoração aos 130 anos de colonização e os 63 anos de emancipação do município, “Nova Veneza 1891”, é o terceiro episódio da série sobre a Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, produzido pelo jornalista Júlio Cancellier.

Fatos do passado, como a fundação da Colônia Nova Veneza, a viagem do governador Hercílio Luz para participar da festa de São Marcos em 1895 e a chegada da gôndola são revisitados pelo autor, que colheu depoimentos e vasculhos os arquivos históricos para montar o documentário.

“Apresentamos histórias muito interessantes como a chegada da missão com os primeiros padres e a devoção a Nossa Senhora do Caravaggio. Além disso, mostraremos o processo de fabricação dos sinos e o canto de uma ópera a beira de um lago. O castelo de pedra também está na pauta”, adianta Cancellier.

Depois de narrar a fundação da Colônia de Azambuja (1877) e a expansão do núcleo de Urussanga (1878), o jornalista, que é descendente de imigrantes italianos, chega a este pedaço da Itália no sul catarinense para saudar e lembrar a história de uma cidade que orgulha-se de suas raizes italianas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Nesta série, revisitarmos o passado, seguindo os passos e o caminho aberto pelos imigrantes a partir de Azambuja em 1877, que rapidamente se expandiu para todo Sul catarinense. Os próximos episódios contarão histórias de Treviso, Siderópolis (que era chamada Nova Belluno), Cocal do Sul, Orleans, Treze de Maio e Criciúma”, anuncia Cancellier.

O documentário tem pré-estreia agendada para o dia 20 de junho, às 20h nos canais: facebook.com/cancellieroficialyoutube.com/juliocancellier .

Confira o trailer: